RECEBA NOSSO CONTEÚDO DE FORMA GRATUITA DIRETAMENTE NO SEU EMAIL

Grupo StudioNotíciasPesquisa revela que Google é o buscador mais usado pelos brasileiros

Pesquisa revela que Google é o buscador mais usado pelos brasileiros

De acordo com o levantamento “State of Search Brasil 2020” da agência de marketing digital Hedgehog Digital, feita pelo Onion Box, as pesquisas no Google se destacam como o meio mais usado para conseguir informações sobre serviços. A plataforma também figura como o 2º canal mais usado para descobrir e comparar preços e obter informações de produtos.

Realizada de forma online entre 12 e 21 de maio, a pesquisa entrevistou 3.299 pessoas de todo o Brasil que fizeram buscas nos últimos 3 meses e mostrou que o usuário faz pesquisas com finalidades diferentes em cada canal.

A plataforma mais usada para comparar preços são justamente os sites específicos de comparação, como Buscapé e Shopping Uol, segundo 83% dos entrevistados, e o mais usado para obter informações de produtos são os próprios site das empresas (70%). Logo depois, está o YouTube, utilizado por 66% dos brasileiros.

Para verificar a opinião de outros consumidores, o Reclame Aqui é o canal mais usado. 75% diz recorrer ao canal com esta finalidade. As redes sociais também marcam presença, principalmente o Facebook, lembrado por 57% dos entrevistados.

Pesquisas no Google

Os usuários do Google também pesquisam informações sobre assuntos diversos (66%), localizações (56%), saber onde é possível comprar algo (53%), descobrir a opinião de outras pessoas (40%) e previsão do tempo (35%).

Número de buscas realizadas diariamente

A State of Search Brasil revelou que, em média, os brasileiros realizam até 5 buscas por dia independente do device utilizado, e a principal finalidade é para buscar assuntos diversos.

Reflexo nas compras

Um ponto essencial: a pesquisa na Internet é parte integrante da jornada de compra, seja ela em um ambiente físico ou virtual. De acordo com os respondentes, constatou-se que as pesquisas no Google, ou outros buscadores, se destacam como o primeiro passo no processo de compra.

De um modo geral, os principais passos da jornada são os mesmos para os diversos tipos de compra. Apesar de tudo, as compras realizadas via desktop ainda ganham um certo destaque.

Isso denota uma oportunidade que os lojistas têm para trabalhar melhor a experiência mobile de seus usuários e também investir em omnichannel para compras realizadas em lojas físicas.

Fonte: DigiTalks


Redação Grupo Studio