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Pandemia: tendências de consumo que vieram para ficar

Já era esperado que alguns hábitos adquiridos ou intensificados durante o isolamento social seriam adotados em definitivo pelas pessoas. Neste momento de flexibilização e a reabertura gradativa dos negócios no país, é notável o que tende a permanecer como um novo comportamento dos consumidores.

Com outras prioridades, durante a pandemia, as pessoas buscaram aquilo que fazia sentido para elas – e as marcas que foram capazes de agir com rapidez, adaptando produtos e serviços às nossas necessidades, foram ganhando mais espaço. Está claro que as boas ideias e os bons relacionamentos construídos até aqui seguirão firmes. Alguns ramos já sentem essa nova realidade; um exemplo é o de compra online, que teve uma grande expansão nos últimos meses. O que antes era considerado um “luxo”, ou uma experiência para momentos específicos, como a Black Friday, hoje, é uma realidade quando as outras opções de consumo acabaram sendo dificultadas. Assim, fica o questionamento: o que será desses comércios após a pandemia?

É verdade que este segmento já vinha em expansão no Brasil: em 2019, cresceu 35% em comparação com o ano anterior, segundo informações da Compre&Confie, que monitora aproximadamente 80% do varejo digital brasileiro. Um levantamento feito pelo Twitter Brasil revela que a expectativa é de que as compras online se consolidem como umas das principais opções a partir de agora.

De acordo com dados levantados pela Global Web Index, metade das pessoas que usam a plataforma no Brasil diz que seguirá usando meios digitais para fazer compras, e 42% dizem que continuarão utilizando aplicativos de delivery de comida. Verdade seja dita, conversas sobre a entrega de comida tiveram um crescimento de mais de 230% se compararmos o fim da quarentena com os meses que precederam o isolamento.

Consequentemente, as plataformas digitais transformaram-se em poderosas ferramentas para as marcas que desejam conservar este relacionamento construído durante o isolamento social, seja pelo branding, seja para performance. É também nesses cenários que se devem colher percepções do que pode ser melhorado.

O aumento da concorrência do mercado online faz com que os clientes fiquem mais exigentes, e a grande parte deles acredita que a entrega dos produtos é um dos principais pontos a ser levado em conta: 65% das pessoas que usam o Twitter no Brasil entende que as entregas gratuitas são um fator importante, enquanto 56% dizem que a confiabilidade das entregas é fundamental.

Agora é o momento de saber quais hábitos serão incorporados em nossas vidas, o que deixará de ser circunstancial para se tornar padrão. Ficarão as lições de quem sabe ouvir, de quem teve agilidade de adaptação e capacidade de entender que situações adversas ou limitantes não exigem somente mudanças temporárias.

Fonte: Meio & Mensagem


Redação Grupo Studio