RECEBA NOSSO CONTEÚDO DE FORMA GRATUITA DIRETAMENTE NO SEU EMAIL

Grupo StudioNotíciasPandemia: Facebook auxilia PMEs nas vendas

Pandemia: Facebook auxilia PMEs nas vendas

Com o cenário estabelecido pela Covid-19, 47% das pequenas e médias empresas (PMEs) que atuam no Facebook revelaram que um quarto ou mais de suas vendas foram feitas de forma online nos últimos meses. Além do mais, 43% dos consultados, revelaram que estão otimistas quanto ao futuro dos negócios.

Os números levantados fazem parte do Relatório Global sobre a Situação das Pequenas Empresas, feito a partir de uma parceria da rede social com o Banco Mundial e Organização para a Cooperação do Desenvolvimento Econômico (OCDE).

O levantamento foi feito em mais de 50 países com 30 mil líderes de pequenas e médias empresas. De acordo com o Facebook, este é a primeira pesquisa de uma série que se encerrará em dezembro e tem como objetivo compreender a situação das empresas no mundo após as restrições causadas pela pandemia.

Brasil

  • 47% das pequenas e médias empresas operacionais no Facebook relatam que 25% ou mais de suas vendas foram realizadas online no último mês;
  • 43% das pequenas e médias empresas operacionais no Facebook estão otimistas quanto ao futuro dos negócios;
  • Cerca de 30% das pequenas e médias empresas pesquisadas no Brasil disseram receber algum tipo de assistência financeira e cerca de 75% delas relataram que essa ajuda se dá sob a forma de doações ou empréstimos do governo;
  • 18% dos negócios que fecharam esperam recontratar os antigos funcionários quando reabrirem;
  • 52% das pequenas e médias empresas operacionais no Facebook preveem que o fluxo de caixa será um desafio nos próximos meses;
  • 37% das pequenas e médias empresas operacionais no Facebook reduziram a quantidade de funcionários/colaboradores por causa da pandemia.

Vale ressaltar que a pesquisa aponta que o caminho para a recuperação pós-pandemia é incerto e que muitos podem necessitar de auxilio de governos e outras instituições para voltar ao ritmo normal.


Redação Grupo Studio