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Inbound Marketing: decisivo para o sucesso no e-commerce

De acordo com levantamento feito pela consultoria mercadológica EbitNielsen, o e-commerce deverá crescer 26% em 2021. A estimativa otimista reflete um cenário que favorece o consumo online amplamente.

A boa performance do comércio eletrônico brasileiro no último Natal reforça as expectativas de crescimento para essa modalidade de vendas. Para se ter uma ideia, o rendimento das pequenas empresas saltou 220% em dezembro, conforme dados da Nuvemshop, plataforma de e-commerce com mais de 70 mil lojas virtuais nos países latino-americanos.

Outro bom exemplo é a Tatix, que executa o e-commerce de grandes varejistas como Red Bull, Pernambucanas, Payot e Avon.

Apenas em dezembro de 2020, as lojas virtuais vinculadas à Tatix registraram aumento de 765% nos ganhos. Porém, mesmo com essa pungente tendência de alta, é necessário ter os pés no chão. Isso porque o clima positivo também reforça a concorrência. Afinal, nesse contexto, mais negócios apostarão no meio virtual nos próximos meses.

Em vista disso, é fundamental criar boas estratégias para alavancar o e-commerce. Abaixo, separamos algumas dicas, veja:

  • Visibilidade nos sites de buscas

Obter boas posições nos rankings dos sites de busca terá um peso mais expressivo no e-commerce em 2021 por causa da ampliação da concorrência, entre outros fatores. Por essa razão, as lojas virtuais devem se dedicar a aparecer nos primeiros resultados caso queiram turbinar suas vendas digitais.

  • Inbound Marketing

O Inbound Marketing, também chamado de Marketing de Atração, é mais um elemento decisivo para o sucesso do e-commerce neste ano, assim como vem sendo nos últimos tempos. Essa vertente da publicidade serve para ajudar o cliente a descobrir determinado negócio. Porém, além desse encontro perfeito, a técnica é aplicada no instante certo, no canal adequado e com uma abordagem muito mais adaptada ao momento de compra de cada consumidor.

Nessa tática de marketing digital, várias ações são desenvolvidas com a meta de fazer de um negócio uma autoridade em determinado ramo. Desse modo, não apenas quem realmente vai comprar acessa os canais dessa marca, como todos interessados no tema também. Assim, é possível criar abordagens de vendas diferenciadas para cada estágio da jornada de consumo.

  • Layout acessível

Para de fato pegar carona na tendência positiva do e-commerce em 2021, os meios digitais devem rodar com facilidade em qualquer mídia. Assim, é preciso preparar aplicativos e sites que tenham um design responsivo.

Com essa qualidade, o usuário acessará os canais de qualquer lugar: smartphones, PCs, tablets e até mesmo da televisão.

  • Social Ads e Google Ads

Como o e-commerce em 2021 apresenta um cenário muito positivo, o investimento também em anúncios patrocinados no Google e nas redes sociais, está valendo mais a pena do que nunca. Afinal, eles são bastante econômicos e apresentam grande potencial de visibilidade e conversão. Os internautas já estão tão familiarizados com a possibilidade de adquirir produtos nas redes sociais, que o Instagram já disponibilizou o Instagram Shop, que deverá chegar ao Brasil em breve.

  • Bônus

Disponibilizar benefícios adicionais para atrair consumidores é uma estratégia de marketing que tem estimulado o crescimento dos negócios online, principalmente em tempos de crise. Sites de cassino que oferecem bônus de boas-vindas têm obtido sucesso em chamar a atenção de novos jogadores. A ideia é simples: oferecer descontos ou rodadas grátis para quem tem vontade de apostar pela internet, mas nunca o fez.

Essa estratégia pode servir de inspiração para qualquer e-commerce em 2021, uma vez que vem dando muito certo para os cassinos virtuais ao longo de 2020. No caso dos cassinos, os players que entram pela primeira vez recebem algum tipo de benefício.

 


Redação Grupo Studio