RECEBA NOSSO CONTEÚDO DE FORMA GRATUITA DIRETAMENTE NO SEU EMAIL

Grupo StudioNotíciasHyundai se une a startup californiana para produzir carros elétricos

Hyundai se une a startup californiana para produzir carros elétricos

Depois de aproximadamente um ano de negociações, a Hyundai Motor Group, proprietária da Hyundai e da Kia, anunciou que fabricará veículos elétricos com base na tecnologia desenvolvida pela startup Canoo, da Califórnia.

A ideia é desenvolver uma nova plataforma de veículo elétrico baseada no carro apresentado pela startup em 2019. A plataforma alimentará carros pequenos e “competitivos em termos de custo”, bem como “veículos construídos para fins específicos”, que se assemelhariam a ônibus espaciais ou transportes autônomos. As empresas atualmente comerciam um SUV elétrico fundamentado na mesma plataforma, e o Hyundai Motor Group garantiu produzir 23 veículos elétricos até 2025.

O acordo é uma vitória significativa para a Canoo, uma empresa pequena, com apenas 300 funcionários e que existe há dois anos. Embora quase todas as startups de veículos elétricos tenham falado em licenciar sua tecnologia ou fazer parcerias com montadoras tradicionais, quase nenhuma conseguiu um acordo. Algumas das exceções até o momento foram a Rivian, que trabalha com Ford e Amazon, e a chinesa Byton, que tem acordo com a First Auto Works, montadora estatal da China.

A Canoo agora se junta a essa lista seleta, apesar de ter sido fundada apenas no final de 2017 (com o nome Evelozcity), após uma amarga separação com a Faraday Future, outra startup de carros elétricos. “É realmente importante para nós, porque ter um nome familiar como a Hyundai trabalhando com uma startup como a Canoo prova que temos um bom conceito e uma boa equipe”, afirmou Ulrich Kranz, CEO da empresa.

Como muitas outras startups e até algumas montadoras maiores, a Canoo desenvolveu o chamado “skate” para este veículo, que abriga motores elétricos, bateria e outros eletrônicos. Esta forma de embalar a tecnologia permite alimentar vários veículos usando a mesma plataforma adaptável, reduzindo os custos. Kranz disse que a Hyundai gostou de como a startup integrou mais a tecnologia do veículo no skate do que outras empresas, o que ajudou a garantir o negócio.

Fonte: Olhar Digital

 


Redação Grupo Studio