RECEBA NOSSO CONTEÚDO DE FORMA GRATUITA DIRETAMENTE NO SEU EMAIL

Grupo StudioNotíciasFundo do funil: conteúdo direcionado para venda

Fundo do funil: conteúdo direcionado para venda

O fundo do funil é a última fase de um funil de vendas. Unido com a jornada do consumidor, esta etapa retrata o momento em o que público está motivado a ouvir sobre a compra. No fundo do funil, o conteúdo deve ser direcionado para a venda. Além do mais, este é o ponto em que o núcleo de vendas e de marketing precisam estar ligados, pois a criação de conteúdo depende do produto ou servido que está sendo ofertado.

Fundo do funil de vendas

Depois de aproximar o público de sua marca (topo), apresentar como sua solução pode auxiliar na resolução de problemas (meio), agora é a hora de lidar com a decisão de compra.

Diferente das duas outras etapas, o fundo costuma ser uma fase mais curta, com menos conteúdos, afinal o lead já oferece boa parte das informações necessárias sobre o seu ramo de atuação. É necessário ajuda-lo a tomar a melhor decisão, que, neste caso, é contratar seu serviço ou adquirir seu produto.

É um estágio de maior proximidade entre sua empresa e seu potencial cliente.

Lead

É importante educar o lead para que ele tome a decisão. Afinal, o processo de Inbound Marketing tem como finalidade fazer com que sua marca seja atrativa baseada na construção de autoridade e confiança.

Obedecendo ao processo, as probabilidades de devolução ou de clientes insatisfeitos são menores, pois o produto que foi adquirido é muito próximo do que foi sugerido no processo de vendas.

Quem chega nesta etapa do funil já sabe que tem um problema que pode ser resolvido por você. É um lead de alto valor. Nesta fase, o potencial cliente está maduro e disposto a comprar, mas ainda possui dúvidas. O lead avalia pontos positivos (e, eventualmente, negativos) de contratar você em vez do concorrente. Ou seja, na criação de conteúdo, reforce as suas vantagens dentro da sua área de atuação.

Conteúdo

Crie conteúdos bem elaborados e específicos do seu negócio, proporcionando uma boa experiência à sua persona. Seja direto com ele e crie conteúdos focados na sua empresa e na conversão. Porém, tome cuidado na utilização e exagero de termos muito técnicos e no uso da linguagem publicitária se sobrepondo ao conteúdo em si.

Nesta fase, você pode utilizar um tom mais pessoal para apresentar você, a sua empresa e as vantagens do seu negócio frente ao mercado.

Ebooks, vídeos e cupons de desconto são alguns dos gatilhos que ajudam a dar impulso para que seu lead se torne cliente. Crie posts para blogs com temas voltados à solução de dúvidas, falando do por que e de como realizar a compra, depoimentos de clientes satisfeitos e suas experiências anteriores etc.

Pós-funil de vendas

Você conseguiu cumprir seu funil de vendas! Mas o trabalho não termina com a conversão. A partir de agora, você tem um cliente que confia na sua empresa. Neste momento, você pode aprender sobre outras formas de estratégia de marketing, que vão muito além do funil de vendas.

Fonte: Digitalks


Redação Grupo Studio