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Grupo StudioNotíciasEm tempos de pandemia, tecnologia é indispensável ao RH

Em tempos de pandemia, tecnologia é indispensável ao RH

Desde o início da pandemia, os profissionais de RH têm encontrado diversos desafios. Um deles está ligado à maneira de se relacionar com os colaboradores à distância. Uma das respostas das empresas em meio à crise foi fazer o tema da Transformação Digital deixar de ser uma tendência para se tornar projetos concretos.

Para os profissionais da área, isso pode reivindicar uma adaptação às novas tecnologias, mas especialmente diz respeito à possibilidade de empreender uma mudança, que em curto prazo, é capaz de facilitar os processos e atividades diárias.

Atualmente, as tecnologias disponíveis para os profissionais de RH, possibilitam que suas empresas e departamentos sigam com a mesma produtividade que tinham antes da pandemia.

Por exemplo, com elas, os colaboradores conseguem realizar a marcação do ponto com geolocalização e reconhecimento fácil, assinar o espelho de ponto digitalmente, programar férias, acessar dados pessoais, iniciar e consultar andamentos de requerimentos e terem processos de onboarding – isso tudo, muitas vezes pelo celular.

Isso quer dizer que, ao mesmo tempo em que os colaboradores estão trabalhando em home office, as tecnologias estão tornando possível construir um cenário que se acerca ao escritório físico – fato que as torna indispensáveis.

Essa afirmação não está fundamentada somente no momento presente: em meio a discussões sobre o que será o “novo normal” dos negócios – e do RH –, uma coisa os especialistas não deixam de mencionar: serão as tecnologias que permitirão que essa nova normalidade exista.

Isso pode ser bem visualizado, por exemplo, no que se afirma ser a principal tendência pós-coronavírus do mundo do trabalho: regimes mais flexíveis de home office – que já estavam sendo adotados por muitas empresas dos Estados Unidos, como mostra o diretor de Tecnologia da Apdata, Vagner Santana, em um artigo publicado recentemente, mas que ainda engatinhavam no Brasil.

No entanto, para essa modalidade de trabalho ser possível, as organizações vão precisar contar, justamente, com as soluções que, no momento da pandemia, operaram a migração das operações do escritório para a casa das pessoas com o menor impacto possível.

Em outras palavras, ter sistemas que geram descentralização e mobilidade, com acesso às informações da empresa e do próprio colaborador pelo celular, por portais que unifiquem as suas demandas e que, para os profissionais, permitam que a maior parte de suas tarefas também se torne automatizada. O vírus não vai desaparecer com o uso da tecnologia, mas nunca a tivemos de forma tão fácil para administrar o trabalho e a vida simultaneamente.

Fonte: RH pra você


Redação Grupo Studio