RECEBA NOSSO CONTEÚDO DE FORMA GRATUITA DIRETAMENTE NO SEU EMAIL

Grupo StudioNotíciasCopom corta Selic para 2% ao ano

Copom corta Selic para 2% ao ano

Como era previsto, chegou corte de 0.25 ponto na meta dos juros básicos. Na última quarta-feira, 5, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC), levou a Selic ao novo piso histórico de 2% ao ano. A decisão ocorreu de forma unânime.

Essa é taxa mais baixa desde 1999, quando o nível de preços no Brasil começou a ser conduzido pelo regime de metas da inflação. Desde a rota iniciada em agosto de 2019, esse foi o nono corte consecutivo.

Recentemente, os diretores do BC projetavam que um “eventual ajuste futuro no atual grau de estímulo monetário” seria “residual”. Melhor dizendo, de menos intensidade que o anterior, de 0.75 ponto.

Este informe realizado pelo BC começou como um alerta para a maior crise enfrentada pelo mundo desde 1930, após a quebra da bolsa de Nova York. Na cena externa, a pandemia segue provocando a maior retração econômica global desde a Grande Depressão, aponta o texto.

“O Copom entende que a conjuntura econômica continua a prescrever estímulo monetário extraordinariamente elevado, mas reconhece que, devido a questões prudenciais e de estabilidade financeira, o espaço remanescente para utilização da política monetária, se houver, deve ser pequeno”, revela o documento.

Fonte: Valor Investe


Redação Grupo Studio