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Grupo StudioNotíciasBenefícios da automação de marketing para gerar vendas

Benefícios da automação de marketing para gerar vendas

Para vender é necessário ir além de seguir uma receita. É preciso compreender todo o comportamento do consumidor e quais são as jornadas percorridas por ele. É por isso, que para vender mais, depende muito do contexto no qual a empresa está inserida.

Para obter um bom resultado nas vendas, é preciso analisar o mapa de empatia das suas personas, elaborar uma base de leads e segmentá-las a partir do estágio de maturidade de compra e também, usar ferramentas digitais que possam automatizar seus processos.

Uma tecnologia de grande importância para os negócios é a automação de marketing, assim como ferramentas de CRM.

Confira o exemplo abaixo:

Imagine que você está andando na rua, de baixo de um sol ardente de 35ºC. Com a boca seca, você sente uma imensa vontade de beber algo para matar a sua sede.

Poderia ser água, mas o que você realmente quer é uma Coca-cola gelada!

O momento da lembrança da marca, foi impulsionado por uma série de ações em outras etapas da sua jornada como consumidor. Afinal de contas, não são todas as horas e minutos que você está desejando beber uma Coca-cola.

Mas isso não significa que uma marca não possa trabalhar gatilhos de vendas e lembrança do produto durante os diferentes estágios de compra da sua persona.

Ao contrário! Estar presente em diferentes ocasiões, agregando valor, certamente vai ajudar a despertar o interesse de compra do lead no futuro, seja no curto, médio ou longo prazo.

Da mesma forma que funciona com a Coca-cola, também pode dar certo com o seu produto.

Nesse cenário, uma ferramenta de automação de marketing vai ser fundamental para estar presente nos diferentes estágios de compra dos seus prospects. Além disso, você pode fazer ações para captar mais leads, como a criação de formulários de conversão.

Basicamente essa tecnologia será fundamental para gerar oportunidades, acelerar o processo de vendas e centralizar informações sobre a sua base de contatos.

Independente de qual for o seu modelo de negócio, serviço, bem de consumo durável, não durável, e-commerce, um curso, o que for.

Geração de Leads e Oportunidades de forma Automatizada

Os leads são pessoas que demonstram interesse no seu produto, seja de forma direta ou indireta.

Com a plataforma de automação de marketing, é possível criar landing pages para captar novos leads, gerenciar a sua base de contatos e fazer disparos de e-mails para uma lista específica de contatos. Além disso, você pode criar campanhas, inovar nos layouts de e-mails, criar listas segmentadas, dentre diversas outras funcionalidades disponíveis.

Mas, o ponto principal dessa tecnologia é a Automação de Processos!

Uma vez que as automações estejam configuradas, os novos leads podem se tornar oportunidades em um curto espaço de tempo. As automações permitem que você crie fluxos de comunicação (via e-mail) para uma base de contatos segmentada.

União dos times de Vendas e Marketing

Sabe aquela famosa guerra entre os times de marketing e vendas?

Muitos desses conflitos são ocasionados pela falta de alinhamento e planejamento de ações entre essas áreas.

Os prejuízos e lacunas de oportunidades podem ser enormes, principalmente quando não há ajuste de expectativas ou quando ambos os times não trabalham com os mesmos objetivos.

Nesse contexto, a automação de marketing entra como uma ferramenta para integrar as tarefas de marketing, com as atividades da área comercial. E uma das armas mais poderosas para acertar na nutrição de leads e levá-los ao estágio de maturidade de compra é a segmentação!

Isso porque, quanto maior a sua segmentação, maiores as suas chances de acertar no discurso e fazer eles se engajarem com você.

Redução no Tempo e Ciclo de Vendas

A redução no tempo e ciclo de vendas, diminuição do esforço do time e potencialização do resultado de vendas, é muito observado entre os profissionais que usam a automação de marketing.

Isso porque, com a plataforma você tem a oportunidade de administrar os seus leads com maior facilidade, identificar quais os “contatos quentes” e fazer um trabalho direcionado com um atendimento exclusivo, ligações e uma venda humanizada.

Não necessariamente quem está pronto para comprar precisa passar por todas os seus fluxos de e-mails criados. Você pode ativar gatilhos de vendas para acelerar esse processo e fazer ele “cortar caminhos”.

Observação: Para as empresas que limitam as suas comunicações apenas as vendas e ofertas, preciso dizer que vocês estão perdendo muita oportunidade de melhorar os seus resultados.  Não me entenda mal, essas ações podem gerar alguns resultados (no curto prazo). Porém, ele certamente se manterá pequeno.

Redução do Custo de Aquisição de Clientes (CAC)

Apesar do valor investido na ferramenta de automação de marketing, os ganhos em produtividade permitem que você otimize (muito) o tempo de trabalho da sua equipe de marketing e vendas!

Isso significa que eles não precisarão se preocupar em executar tarefas maçantes e burocráticas graças a automação de processos oferecidas por essas plataformas. Sendo assim, os profissionais podem se dedicar na criação de campanhas, atendimentos exclusivos e criação de estratégias para atrair o maior número de clientes possíveis.

Com isso, é possível ativar mais clientes e diminuir o investimento em campanhas que antes não geravam os resultados esperados.

Aumento considerável no ROI

Após a lista de vantagens do uso da automação de marketing, o aumento no ROI já era algo esperado, não é mesmo?

Vale lembrar que uma tecnologia não é milagrosa e não trabalha sozinha. Ela precisa ser configurada e as ações devem ser planejadas. Para quem trabalha com a automação de marketing, sabe que ela faz parte da rotina de trabalho (e ainda bem que faz).

Ainda com o custo envolvido na contratação da Plataforma de Automação de Marketing, ela certamente te proporcionará ganhos incríveis no processo de vendas do seu negócio!

Fonte: Mundo Marketing


Redação Grupo Studio