RECEBA NOSSO CONTEÚDO DE FORMA GRATUITA DIRETAMENTE NO SEU EMAIL

Grupo StudioInstitucionalOutubro Rosa: a importância da conscientização sobre o câncer de mama

Outubro Rosa: a importância da conscientização sobre o câncer de mama

O Outubro Rosa é uma campanha realizada durante o mês de Outubro que possui o objetivo de alertar e conscientizar sobre a prevenção ao câncer de mama, pois, segundo estimativas de 2018, serão registrados, anualmente, 59.700 novos casos da doença, em média. 

Esta campanha tornou-se mundialmente conhecida, tendo como origem as pequenas ações e iniciativas que eram realizadas nos Estados Unidos, até que, dada a relevância da causa, o Congresso Americano aprovou Outubro como o mês nacional da prevenção ao câncer de mama. 

Ao final do século XX, a Susan G. Komen Breast Cancer Foundation instituiu o laço cor de rosa como principal símbolo da campanha e, em 1991, durante a Corrida pela Cura, em Nova Iorque, foram distribuídos laços cor de rosa para todos os participantes, dando maior visibilidade ao símbolo e, consequentemente, à campanha. 

A partir de então, várias ações passaram a ser realizadas, por diversos países do mundo, com a finalidade de disseminar informações sobre os tipos de câncer, detecção precoce, qual é o fator de risco, as chances de cura, a importância da mamografia, além de como fazer o autoexame.

No Brasil, a primeira iniciativa que originou a campanha nacional foi a iluminação em cor de rosa do Obelisco Mausoléu ao Soldado Constitucionalista, chamado também de Obelisco do Ibirapuera, na cidade de São Paulo/SP, no dia 02 de outubro de 2002. 

A iluminação foi feita por um grupo de mulheres que se identificavam com a causa, e que queriam promover a conscientização sobre a prevenção do câncer de mama, para a população brasileira. A ideia do laço cor de rosa, símbolo da campanha mundial, foi criada pela Estée Lauder Cosmetics, empresa de cosméticos, que investiu para que tornasse conhecido por todo o mundo, garantindo maior alcance à campanha.

Os números do câncer de mama

Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer – INCA, o câncer de mama é o 2° que mais acomete mulheres no Brasil. No mundo, em 2018, o câncer de mama representou 24,2% dos casos de câncer femininos. O carcinoma ductal infiltrante é o tipo mais comum, correspondendo entre 80 e 90% do total de casos registrados. 

O câncer de mama é a quinta maior causa de morte por câncer em geral, e a primeira maior causa de morte de mulheres por câncer. Com uma taxa de incidência de 56,33 casos para cada 100.000 mulheres, o seu índice de mortalidade é de 13,22 óbitos para cada 100.000 mulheres, aproximadamente.

Os objetivos do Outubro Rosa

Dada a alta incidência desta doença, no Brasil e no mundo, a campanha revela-se essencial, para informar e ensinar as mulheres sobre a prevenção e a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama, o qual aumenta, consideravelmente, as chances de cura. 

Portanto, as iniciativas, promovidas durante a campanha, visam fornecer maior conhecimento sobre a doença em si, suas causas, fatores de risco, como é feito o diagnóstico e o tratamento.

O câncer de mama possui causas variadas, que vão desde fatores hereditários, até o estilo de vida, obesidade, sedentarismo, álcool, cigarro, reposição hormonal, entre outras. A partir do momento em que a mulher completar 40 anos, deve realizar o acompanhamento através da mamografia, com o intervalo de 1 a 2 anos, entre cada exame. 

Para as mulheres com histórico familiar, e alta probabilidade de desenvolver a doença, a mamografia deve ser realizada, anualmente, a partir dos 35 anos. A campanha Outubro Rosa promove mutirões, onde são realizadas milhões de mamografias, auxiliando no diagnóstico e prevenção da doença. 

Durante a campanha, é oferecida também toda a orientação necessária, para um diagnóstico mais preciso e tratamento adequado. O autoexame também é abordado, para que as mulheres criem maior consciência sobre o próprio corpo, e possam detectar qualquer sinal.

O Grupo Studio e a campanha do Outubro Rosa

Grupo Studio participa do Outubro RosaO Grupo Studio apoia esta causa tão importante e, para participar efetivamente do Outubro Rosa, realizará ações de conscientização em sua sede. Esta iniciativa mostra-se de grande relevância, pois as empresas brasileiras possuem o papel social de auxiliar na promoção do bem comum, devido à abrangência de suas atividades, e o Grupo Studio se destaca nessas ações.


Leia mais:

Assista também:


Redação Grupo Studio