RECEBA NOSSO CONTEÚDO DE FORMA GRATUITA DIRETAMENTE NO SEU EMAIL

Grupo StudioInstitucionalNovembro Azul, o mês de conscientização e prevenção ao câncer de próstata

Novembro Azul, o mês de conscientização e prevenção ao câncer de próstata

O Novembro Azul faz parte do calendário nacional de prevenção e faz referência aos cuidados com a saúde da população masculina. Assim como o Outubro Rosa, que faz referência à conscientização das mulheres em relação ao câncer de mama, a campanha Novembro Azul tem como objetivo tratar sobre a importância de mudar os paradigmas em relação a ida do homem ao médico para realizar o exame preventivo de câncer de próstata.

O câncer de próstata é o tipo mais comum entre os homens chegando a ser a causa de morte de 28,6% da população masculina, tendo como agravo a não manifestação de sintomas até que a doença se encontre em estágio avançado. Por outro lado, a detecção precoce através de exames pode aumentar em até 90% a chance de cura.

O exame de prevenção deve ser realizado anualmente por todos os homens a partir dos 50 anos. É um procedimento rápido que consiste no toque retal para a verificação do tecido da próstata – uma glândula do sistema reprodutor masculino que se assemelha a uma castanha e se localiza abaixo da bexiga. Caso seja detectado alguma alteração, o médico pode solicitar exames laboratoriais para confirmar o diagnóstico e o paciente dar início aos tratamentos.

Os fatores de risco para desenvolver a doença são: idade avançada (65 anos ou mais), histórico de doença familiar, ser negro (há maior incidência de casos), hábitos alimentares inadequados (a base de gordura animal e pobre em frutas, verduras e leguminosas), sedentarismo e obesidade.

A prática de hábitos saudáveis como uma boa alimentação e a prática regular de atividade física podem ser favoráveis e aumentar a sobrevida do paciente. Há estudos que comprovam a eficácia no consumo de alimentos ricos em vitaminas A, D e E e minerais como selênio, além de compostos bioativos como os carotenoides presentes nas frutas de cor alaranjada, vermelha ou amarela, além de leguminosas (feijão e ervilha).

Para diagnosticar precocemente, é importante romper o preconceito que atrapalha a prevenção e incluir aos homens a importância da conscientização sobre o tema. Além disso, é importante estar sempre atento aos sinais do organismo para observar qualquer alteração e sintomas e procurar um médico em casos de dúvidas e realizar o exame anualmente. 

O Grupo Studio apoia a campanha de conscientização campanha Novembro Azul e terá ações a favor da conscientização em sua sede em Porto Alegre. Fique atento e venha participar conosco! 


Leia mais:

Assista também:


Redação Grupo Studio