RECEBA NOSSO CONTEÚDO DE FORMA GRATUITA DIRETAMENTE NO SEU EMAIL

Grupo StudioInstitucionalGrupo Studio oferece carregamento com energia solar para carros elétricos

Grupo Studio oferece carregamento com energia solar para carros elétricos

Em janeiro de 2019, o Brasil ampliou a variedade de carros elétricos disponíveis para aquisição. Fabricantes como Chevrolet, Jac Motors, Nissan e Renault começaram a distribuir novos modelos elétricos no país.

O segmento já vinha demonstrando um grande potencial de crescimento nos últimos anos. Contando com três milhões de unidades em 2017, a essa altura, os veículos elétricos representavam apenas 0,2% da frota mundial.

Para atender a esse mercado, a Studio Energy, braço do Grupo Studio que atua na redução de custos de energia para empresas, implementou em Porto Alegre pontos de carregamento movidos a energia solar para carros elétricos e híbridos.

As soluções oferecidas pela Studio Energy contemplam avaliação, diagnóstico, implementação e prestação de consultoria para otimizar os recursos energéticos das empresas, a fim de torná-las mais competitivas no mercado e eficientes.

Ponto de carregamento de carros elétricos por energia solar

Entenda o funcionamento do ponto de energia solar

O ponto de recarga produzida pela Studio Energy para veículos elétricos pode ser instalado virtualmente em qualquer local alimentado por energia elétrica – seja ela fornecida pela própria rede ou por um ponto de geração própria como uma estrutura de fonte de energia solar (painéis solares) ou eólica (pela força do vento).

Fabricantes estão desenvolvendo modelos de carregadores para as diversas aplicações: recarga em casa, em pontos de carga em estradas e, também, em locais de circulação pública, como prédios comerciais e supermercados. O tempo de recarga depende do modelo de carregador, que pode fazer com que o veículo seja recarregado de 30 minutos a 6 horas. A autonomia de um veículo elétrico atualmente gira em torno de 350-400 km com uma carga completa.


A Studio Energy implementa o projeto de acordo com a escolha do cliente, inclusive com as estações ligadas à rede elétrica atual. No entanto, recomenda-se que seja implantado um projeto integrado de estações de recarga com estruturas de produção de energia elétrica por meio de painéis fotovoltaicos, incentivando o propósito da sustentabilidade e fazendo com que o ponto de recarga não aumente os custos com energia elétrica.

O primeiro ponto implementado está localizado na rua General Neto, 556, em Porto Alegre (RS). Essa é a sede da holding empresarial Grupo Studio, que abriga não só a marca Studio Energy, como outras empresas voltadas para soluções empresariais de diversos segmentos.

Sobre o Grupo Studio

Fundado em 1998, o Grupo Studio tem como missão auxiliar empresas e empresários no desenvolvimento de seus negócios, de forma sustentável em longo prazo. Essa última iniciativa do grupo empresarial visa fomentar o mercado de energia solar e ampliar o debate sobre energias renováveis, otimizando recursos financeiros.


Leia mais:

Assista também:


Redação Grupo Studio