RECEBA NOSSO CONTEÚDO DE FORMA GRATUITA DIRETAMENTE NO SEU EMAIL

Grupo StudioGrow MarketingVocê sabe o que é Endomarketing?

Você sabe o que é Endomarketing?

Voltado para ações internas da empresa, por isso também chamado de Marketing Interno, o Endomarketing é um conjunto de ações que visa desenvolver um bom ambiente de trabalho para os colaboradores.

No Brasil, o termo foi utilizado pela primeira vez em 1975 por Saul Bekin, especialista e pioneiro do assunto no Brasil. Gerente da empresa Johnson & Johnson à época, Bekin percebeu que era necessário desenvolver uma integração maior entre os seus funcionários.

Desde então, ele tem sido explorado e executado por várias empresas que buscam se posicionar melhor no mercado. O Endomarketing não se trata apenas de criar uma comunicação com os colaboradores, mas sim de envolvê-los em estratégias e ações voltadas para alcançar resultados.

Quando bem elaborado, o Marketing Interno pode trazer resultados significativos para uma corporação, além de torná-la referência no mercado pela sua boa reputação entre os colaboradores.

Cada empresa tem um perfil e, portanto, não existe um padrão entre os perfis dos colaboradores. Daremos alguns exemplos de ações que podem ser implementadas em sua estratégia de endomarketing.

·         Iniciativas de capacitação profissional: treinamentos, palestras, workshops, formação para lideranças e gestores, auxílio para a conquista de certificações profissionais.

·         Iniciativas de reconhecimento: apresentação de cases de sucesso internos, reconhecimento de profissionais que se destacam, programa de bonificação por desempenho.

·         Iniciativas de integração: eventos (inclusive com as famílias), happy hours, comemorações, grupos de estudo, momentos de troca de experiências e conhecimentos.

·         Iniciativas para a carreira: estabeleça um plano de carreira sólido e assegure-se de que todos tenham conhecimento sobre ele.

·         Iniciativas para a comunidade: convide os colaboradores a ajudarem em arrecadação de doações, trabalhos voluntários, doação de sangue e outras ações solidárias.

·         Iniciativas de produto: apresentações e treinamentos sobre os produtos e serviços, testes, sessões de dúvidas, lançamentos em primeira mão para os funcionários.

Saiba aqui como o Grupo Studio pode ajudar a sua empresa!



Redação Grupo Studio