RECEBA NOSSO CONTEÚDO DE FORMA GRATUITA DIRETAMENTE NO SEU EMAIL

No mundo atual, a internet tomou conta da vida do consumidor, estabelecendo novos padrões de consumo e comportamento. Cada vez mais conectadas e bem informadas, as pessoas adquiriram o hábito de pesquisar nas ferramentas de busca antes de realizar as suas compras ou contratar serviços.

Nesse cenário, o marketing digital é uma ferramenta poderosa de vendas que oferece diversas possibilidades para alavancar os negócios. Com ele, você consegue projetar a imagem da sua empresa para um público amplo e reforçar a sua autoridade e credibilidade no mercado.

Mas você sabe como usar o marketing digital? Como desenvolver uma estratégia eficiente para o seu negócio? Confira a seguir algumas ações de marketing para farmácia capazes de atrair clientes e aumentar as suas vendas.

Entenda como funciona o marketing para farmácias

O marketing digital envolve todos os esforços e estratégias de marketing realizados por meio da internet e da telefonia móvel. Ele se diferencia do marketing tradicional por possibilitar funcionamento em tempo integral, maior personalização, integração de dados e menor custo. O objetivo é atrair consumidores, criar um relacionamento com eles, se comunicar de modo interativo e fortalecer a identidade da sua marca.

Por isso, a internet é fundamental para uma empresa desenvolver ações de marketing para divulgar os seus produtos e aumentar as vendas para farmácias. Ela possibilita que elas se aproximem mais de seu público, aumentem a credibilidade de sua marca, conquistem maior engajamento e aumentem as vendas.

Além disso, o marketing digital favorece um contato interativo e personalizado com os usuários que envolve um fluxo de comunicação de mão dupla. Desse modo, permite que as pessoas interajam com o conteúdo de sua empresa e deem um feedback imediato sobre ela.

Porém, empresas da área de saúde devem ter cuidado com as normas do setor na hora de se comunicar com o cliente e divulgar produtos. Isso porque, uma vez que envolve a saúde das pessoas, a publicidade de medicamentos é regulamentada e traz algumas regras e proibições. Por isso, o cuidado na divulgação do negócio deve ser ainda maior.

A seguir, forneceremos dicas de marketing digital com as melhores estratégias para esse segmento.

Conheça as melhores estratégias de marketing para farmácias

1. Capriche no planejamento

Para alcançar os resultados desejados, é fundamental fazer um bom planejamento e separar uma verba para investimento. Para isso, defina as ações e estratégias de marketing que você pretende utilizar, conforme a necessidade do seu negócio.

A construção de um plano de ação do marketing digital começa definindo-se uma visão e um objetivo a ser alcançado para a empresa. A partir daí, são escolhidos os meios que serão utilizados para alcançar os resultados.

2. Conheça bem o seu público-alvo

O grande desafio do marketing digital para farmácia é enviar a mensagem certa, para a pessoa certa e na hora certa. Entender as preferências e os hábitos dos clientes é fundamental para definir padrões de personas e criar iniciativas de marketing bem-sucedidas.

O público-alvo em farmácias é bastante diverso, pois abrange desde idosos comprando medicamentos, até pais em busca de produtos para os filhos pequenos. Por isso, é preciso entender bem quais são essas personas direcionar as ações de marketing para cada um desses públicos.

3. Tenha um site e um blog

A internet oferece muitas possibilidades para colocar em prática ações de marketing que tragam bons resultados para a farmácia. Atualmente, ter um site na internet para divulgar os produtos e serviços da empresa é fundamental para qualquer negócio. Ele ajuda a divulgar a sua marca e permite que ela seja encontrada mais facilmente pelo público.

O primeiro passo é criar um site com layout agradável, que apresente um visual de acordo com a marca da farmácia e com o perfil do público-alvo.

Também é importante ter um blog para atrair consumidores e gerar tráfego orgânico com a oferta de conteúdo de qualidade. O blog deve ser capaz de entregar valor e ajudar as pessoas a encontrarem ali as respostas que desejam. Desse modo, a sua marca passa a ser visto como referência e autoridade na sua área.

4. Capriche na escolha das palavras-chave

O próximo passo é entender quais são as palavras-chave relevantes para serem usados em seus posts no blog e nas redes sociais. Além das palavras-chave farmácia ou drogaria, você deve procurar termos mais longos e capazes de especificar as necessidades de seus clientes. Por exemplo: “como emagrecer com saúde” ou “qualidade de vida na terceira idade”.

5. Use dados para segmentar o seu público

Uma das principais vantagens do marketing digital para farmácias é a sua capacidade de segmentação. Analisando o conteúdo consumido, materiais baixados e compras realizadas em seu site, o perfil do cliente fica muito claro. Isso abre uma gama de possibilidades para você alcançar melhor o seu público.

6. Utilize os recursos da automação

A automação possibilita atingir o público-alvo de modo massivo e personalizado. Essa tecnologia permite segmentar a sua base em relação ao perfil do usuário, de acordo com o seu comportamento. Existem softwares capazes de criar fluxos de trabalho e de comunicação, utilizando sistemas de armazenamento, análise de dados e engajamento dos contatos.

7. Crie um programa de fidelização

Uma estratégia de marketing de relacionamento eficiente é criar programas de fidelização para garantir que os clientes retornem ao estabelecimento em uma nova compra. A ideia é que o cliente receba uma recompensa por comprar no seu estabelecimento. Geralmente, as farmácias oferecem cartões de fidelidade que o consumidor deve utilizar a cada compra. Em troca, ele recebe descontos ou outras bonificações.

8. Distribua brindes com o logotipo da farmácia

Uma boa maneira de fidelizar clientes é presenteá-los com brindes que tragam os logotipos de sua marca. Você pode escolher entre várias opções de brindes disponíveis no mercado, como chaveiros, lixas de unha, canetas, porta-cartões, entre outras.

Outra dica é colocar vários papéis dentro de bexigas presas ao balcão. Quando o cliente comprar, ele pode estourar uma bexiga e ver o brinde que ganhou.

9. Otimize a distribuição de produtos na loja

Você sabia que a disposição dos produtos dentro de um estabelecimento influencia o comportamento do consumidor e a tomada de decisão? Por isso, os produtos nas gôndolas devem estar bem posicionados, para que sejam cada vez mais capazes de atrair a atenção das pessoas.

Produtos como medicamentos básicos, desodorantes, álcool em gel, chicletes e barrinhas de cereal podem ser colocados em pontos próximos dos caixas e das filas por onde as pessoas passam. Vale a pena também investir em promoções para incentivar o cliente a comprar mais itens.

10. Utilize adesivos e folders

Além disso, você pode produzir folders, folhetos e encartes divulgando os benefícios que a drogaria oferece aos consumidores.

Se a farmácia faz entregas delivery, você pode adesivar o baú da moto com o número do telefone em destaque. Divulgue o serviço em ímãs de geladeira e distribua os brindes nos pontos de venda.

11. Explore a criatividade nas ofertas

Use e abuse da criatividade nas ofertas. O mix de produtos de uma farmácia possibilita o lançamento de ofertas de todos os tipos, para todos os gostos. O importante é segmentar os interesses dos diferentes grupos de clientes.

Você pode, por exemplo, criar uma Landing Page para a agendar a aferição gratuita de pressão (um serviço que a maioria das farmácias já faz de qualquer forma). Ou enviar uma promoção de produtos de cuidados com o sol depois de uma semana de calor intenso.

12. Faça campanhas e promoções sazonais

Dia das Mães, Dias das Crianças, Natal, Black Friday e férias escolares são períodos em que as ações de marketing ajudam a aumentar as vendas.

Você pode elaborar um calendário com as principais datas comemorativas do ano e fazer ações de marketing específicas. Aproveite as estações do ano para elaborar estratégias de vendas direcionadas para produtos de maior demanda.

No verão, por exemplo, produtos como protetor solar podem entrar em promoção. No Dia das Mães, você pode fazer campanhas promovendo itens como perfumes, maquiagens e produtos para pele.

Conheça a Grow Marketing

Neste âmbito de destaque da importância do marketing digital para grandes, pequenas e médias empresas, o Grupo Studio lança uma nova franquia, pensada para publicitários, jornalistas e demais profissionais da área: a Grow Marketing.

Embasada no principal objetivo do Grupo Studio, de reduzir custos e proporcionar o crescimento econômico exponencial de empresas, a Grow Marketing é caracterizada por sua estrutura completa, destinada a oferecer soluções inovadoras em marketing digital.

Por meio do modelo de Strategy & Sprint, a franquia opera de forma a satisfazer as necessidades dos clientes no que tange ao planejamento de marketing. Dessa forma, a Grow Marketing trabalha com testes de hipóteses variadas, que permitirão a escolha das estratégias que melhor se encaixarem nas metas da empresa.

Como vimos, é possível investir em marketing para farmácias e conseguir um ótimo retorno utilizando as estratégias adequadas. Lembre-se sempre de mensurar os resultados e faça um ajuste das estratégias, caso seja necessário.


Leia Mais:

Assista também:


Redação Grupo Studio