RECEBA NOSSO CONTEÚDO DE FORMA GRATUITA DIRETAMENTE NO SEU EMAIL

Grupo StudioGeralComo economizar energia em farmácias

Como economizar energia em farmácias

Não é incomum que os gastos com a conta de luz representem uma das maiores despesas em ambientes empresariais. Afinal, é preciso manter luzes, computadores, ar condicionado, entre outros equipamentos, ligados durante a maior parte do dia e, no caso de comércios que funcionam após o horário comercial, o uso se estende, até mesmo, à noite.

Além disso, a crescente demanda por energia elétrica e as constantes crises no setor elétrico têm feito com que as tarifas da conta de luz dos brasileiros subam cada vez mais. Esse processo é conhecido como inflação energética.

No caso de farmácias, as tarifas da conta de energia também podem atrapalhar a rentabilidade do negócio, já que representam um custo alto para muitos empresários. Por isso, neste texto, vamos dar dicas de como economizar energia em farmácias e aumentar a lucratividade da sua empresa. Confira!

 

 

Fique atento ao ar-condicionado

Um dos vilões da conta de luz mais conhecidos são os aparelhos de ar condicionado. Indispensáveis na maior parte dos estabelecimentos, em razão das altas temperaturas no país, esse equipamento acaba elevando bastante o gasto dos empreendedores.

Contudo, existem algumas estratégias capazes de impedir que os custos sejam ainda maiores. Veja:

  • Mantenha o ambiente climatizado com as janelas e portas sempre fechadas, impedindo que o ar quente de fora circule e que o ar condicionado fique sobrecarregado;
  • Faça a manutenção do aparelho com regularidade, limpando filtros e verificando se ele está funcionando corretamente;
  • Escolha os aparelhos de ar condicionado com a potência adequada ao tamanho da sua farmácia, ou seja, que consigam refrigerar o ambiente de maneira eficiente e sem consumir mais energia do que o normal;
  • Se a sua farmácia não funcionar 24h, não se esqueça também de desligar o equipamento no final do expediente, para evitar que passe à noite toda consumindo energia sem necessidade.

Adote equipamentos eficientes

Outro ponto importante para economizar energia em farmácias é utilizar apenas aparelhos energeticamente eficientes, ou seja, que consomem menos energia para desempenhar as suas funções.

Um dos exemplos mais comuns nesse sentido é substituir as lâmpadas fluorescentes pelas lâmpadas de LED, já comprovadamente mais econômicas e com maior durabilidade.

Além disso, também vale checar o selo Procel de Economia de Energia nos equipamentos que forem adquiridos. Trata-se de uma classificação, vigente no Brasil desde 1993, que demonstra quanto cada eletrônico consome de energia elétrica. 

Antes de receber o Procel, o aparelho passa por alguns testes, que visam comprovar a sua eficiência. Por isso, na hora da compra, vale buscar pelo selo para economizar ainda mais na conta de luz.

Converse com os colaboradores

Em uma empresa, é essencial manter os colaboradores sempre alinhados com as políticas e decisões para que elas surtam efeito. Converse com os funcionários da sua farmácia sobre a necessidade de reduzir o consumo de energia elétrica e a importância dessa medida em termos financeiros e ambientais. 

Assim, eles passarão a modificar os próprios hábitos de consumo na empresa e contribuirão para a redução dos gastos com a conta de energia. 

Não deixe equipamentos em stand-by

Essa recomendação já é bastante conhecida, porém, muita gente ainda não a leva tão a sério. Afinal, parece muito mais fácil deixar os aparelhos conectados na tomada o tempo todo, não é mesmo?

No entanto, a maioria dos equipamentos continua consumindo watts de energia mesmo quando desligados. Pode parecer pouco quando analisados individualmente, mas vários aparelhos deixados no modo stand by todos os dias acabam elevando a conta de luz, especialmente no caso de estabelecimentos comerciais que possuem uma série de itens eletrônicos.

Adote fontes alternativas de energia

Colocando em prática todas as medidas que citamos acima, você já deve sentir uma redução significativa no gasto com a conta de luz da sua farmácia. 

Porém, essa diferença nos custos ainda será limitada, já que o estabelecimento continuará sujeito às tarifas impostas pelas concessionárias de energia e ao sistema de bandeiras tarifárias, que impõe aumentos no preço do kWh de acordo com as condições de geração de energia do momento.

Por essa razão, o empreendedor que realmente deseja reduzir os gastos com a conta de luz de forma significativa deve buscar por fontes alternativas de geração de energia, que não estejam sujeitas aos aumentos periódicos e à inflação energética.

Nesse sentido, a energia solar fotovoltaica se destaca como a melhor opção para empresas de pequeno, médio e grande porte. Isso porque ela é capaz de minimizar drasticamente o valor da conta de energia dos empreendimentos. 

Basicamente, a energia solar funciona a partir da conversão da irradiação da luz do sol em energia elétrica por meio dos painéis fotovoltaicos. Eles podem ser instalados no telhado das empresas ou na cobertura de estacionamentos. 

Entretanto, no caso de locais que não estejam aptos para instalar o sistema fotovoltaico, também existe a opção de “alugar” a energia de uma estrutura de geração externa por meio de contratos.

Além de reduzir consideravelmente a conta de luz dos estabelecimentos, a energia solar também tem como vantagem a sustentabilidade, já que é uma fonte de geração limpa e renovável, que não emite poluentes e diminui a participação dos combustíveis fósseis na matriz energética brasileira.

É possível usar essa característica da energia solar em uma estratégia de marketing verde para as farmácias, que podem atrair consumidores preocupados com temas de consumo consciente e redução do impacto ambiental. 

Quer saber mais sobre como utilizar energia solar? A Studio Energy tem as melhores opções para reduzir o gasto energético de empresas dos mais variados segmentos, atuando desde a análise do consumo até a implementação da estrutura do sistema fotovoltaico. 

 


SUGESTÃO DE ARTIGOS

SUGESTÃO DE VÍDEOS

 


Redação Grupo Studio