RECEBA NOSSO CONTEÚDO DE FORMA GRATUITA DIRETAMENTE NO SEU EMAIL

Grupo StudioGeral5 formas de economizar energia em postos de combustível

5 formas de economizar energia em postos de combustível

Uma das maiores fontes de geração de energia elétrica do Brasil se dá por meio das hidrelétricas, porém, elas são uma das maiores causadores de impactos ambientais ao redor de onde estão localizadas, causando interferências nos recursos minerais e na vegetação na região, um embate que pode afetar, até mesmo, o clima. 

Além disso, a construção de uma hidrelétrica é um processo que leva tempo, podendo demorar até 10 anos. Isso acaba aumentando afetando a produção de energia elétrica no país, impedindo a geração de energia limpa e impulsionando as usinas térmicas, que poluem muito mais e são ainda mais caras na hora de operar.  

Outros fatores que contribuem para o aumento no preço final na conta, são a incidência de impostos. Os estados cobram o ICMS, que corresponde a cerca de 30% do valor da conta, o que significa que o aumento no decorrer dos anos aumentou proporcionalmente. 

Além disso, ainda temos os subsídios, que representam cerca de 20% do valor final e as taxas de outorgas, que são pagas pelas empresas vencedoras de licitação para que possam explorar a linha de transmissão ou uma usina. Esse valor vai para os cofre públicos e, depois, é embutido pelas empresas vencedoras dentro de suas tarifas. Assim, acaba aumentando os custos para o consumidor final.

Até o início do ano passado, uma das medidas adotadas para a redução da energia elétrica era o horário de verão. Entretanto, no final de 2019 o Governo optou por não adotar esta medida, uma vez que a mudança de hábito dos brasileiros de trocar as lâmpadas por LED e a diminuição no uso do ar condicionado ajuda a reduzir os gastos.

Na hora de reduzir os custos de energia em uma residência, existem diversas medidas, uma delas é a realização das trocas de lâmpadas incandescentes por lâmpadas de LED que, embora, sejam um pouco mais caras, possuem maior vida útil e mais economia, fazendo valer o investimento.

O chuveiro elétrico e o ar condicionado também costumam ser os vilões da conta de luz, por isso, o ideal é evitar banhos demorados e trocar o ar condicionado por um ventilador nos períodos de calor são alternativas relevantes para o menor consumo. 

Com a decorrência da diminuição das chuvas e do aumento constante no preço da energia elétrica no Brasil, as buscas por alternativas capazes de gerar a redução de custos vêm crescendo, especialmente no comércio, que passa a maior parte do dia em funcionamento, ou nos postos de combustível que podem até funcionar 24 horas.

 

5 maneiras de reduzir custos nos postos de combustível

Energia Solar: Uma das principais alternativas para reduzir os preços da energia sem perder a qualidade dos serviços fornecidos, são a utilização da energia fotovoltaica. Para isso, devem ser instalados painéis solares fotovoltaicos, que funcionam por meio da captação de energia solar que é absorvida pelas placas se transformando em energia elétrica. 

Manutenção Preventiva: Realizar uma manutenção nos equipamentos utilizados no posto é outra maneira capaz de evitar custos do seu posto. Com ela, é possível avaliar quais os equipamentos que não estão funcionando corretamente e que, por este motivo, podem gerar um custo maior de energia. 

Revisão de Contas: Realizar a revisão das contas de luz do estabelecimento é uma medida eficaz para saber o que pode causar o aumento, gerando impacto nas finanças e no meio ambiente devido ao alto custo de energia. Por isso, é importante sempre contar com o auxílio de uma assessoria energética, que saberá instruir de forma eficaz qual a melhor maneira de evitar gastos desnecessários.

Cogeração de energia: A cogeração é a geração de duas fontes de energia ao mesmo tempo, por meio de uma única fonte. Com ela, é possível aumentar a eficiência energética de forma mais rápida e sem muito impacto ao meio ambiente, uma vez que podemos transformar desperdícios de energia em redução de custos.

Parcerias com investidores: Ao fazer uma parceria com investidores na área de energias renováveis, o posto de combustível recebe o acesso a estruturas de geração baseadas em fontes renováveis, essa parceria pode trazer até 20% de economia sem a necessidade do compromisso com uma parcela do investimento. Os contratos são realizados por tempo determinado e podem incluir uma opção de compra ou a cessão dessas estruturas de energia.

Além disso, a Studio Energy, é umas das franquias do Grupo Studio especializada na redução de custos, oferecendo soluções estratégicas para empresas de diversos segmentos, com uma equipe preparada para atender os proprietários que precisam de uma assessoria energética. 

 

 


SUGESTÃO DE ARTIGOS

Como a energia solar pode ser usada em postos de combustível?

Como recuperar créditos tributários com energia elétrica

E-Book: Reduza Gastos de Energia

SUGESTÃO DE VÍDEOS

A energia solar no Brasil

Como integrar a energia solar em postos de combustíveis

 


Redação Grupo Studio