RECEBA NOSSO CONTEÚDO DE FORMA GRATUITA DIRETAMENTE NO SEU EMAIL

Grupo StudioFarmáciasComo realizar Fusão de empresas do ramo de farmácias?

Como realizar Fusão de empresas do ramo de farmácias?

Fusão de Farmácias

Com o crescimento acima dos 10%, o setor varejista de farmácias fechou o ano de 2018 com um faturamento de R$ 120 bilhões, segundo os dados do instituto de pesquisa IQVA.

“O mercado farmacêutico vem crescendo de forma sistemática na faixa de dois dígitos e muito acima do PIB, comparando 2017 com 2016 o aumento já tinha sido de 12,08%. Considerando que em 2018 o PIB brasileiro deve ficar em torno de 1% a 2%, o dado é realmente muito positivo e que esse mercado continua a ser promissor.” destaca Edison Tamascia, presidente da Federação Brasileira das Redes Associativistas e Independentes de Farmácias (Febrafar).

É possível prever com certo grau de confiabilidade uma série de fatores que colaboram para o crescimento do setor de farmácias, não só no Brasil, como em toda a América Latina. Analisando o comportamento da população, fatores demográficos e as inovações da indústria farmacêutica, o futuro desse mercado é bastante promissor.

Farmácias tem grande demanda para 3ª Idade

Podemos destacar a demanda contratada pela população idosa como um dos fatores mais importantes. Na pirâmide etária brasileira, a participação dos idosos na população dobrará nos próximos 20 anos, saltando dos atuais 7% para 14%, o que provocará forte crescimento na procura por medicamentos e serviços oferecidos pelas farmácias.

Pessoas acima dos 60 anos de idade gastam até 10 vezes mais com medicamentos do que pessoas na faixa dos 20 anos. Isoladamente, o atendimento à essa demanda já garante que ao setor de farmácias a perspectiva para um crescimento de dois dígitos em suas vendas para os próximos anos.

Mas atualmente uma farmácia não pode se limitar apenas aos medicamentos. Ampliar a cartela de produtos e adicionar serviços que promovem a melhoria da qualidade de vida e do bem-estar de seus clientes é um diferencial neste mercado. Mais do que nunca, o empreendedor precisa ampliar as fronteiras dos produtos e serviços para garantir competitividade.

Continue a leitura desse artigo para entender melhor sobre como se destacar no setor de farmácias e como a fusão pode ser uma solução para atender às expectativas do mercado.

O que é preciso para se destacar no mercado de farmácias?

A legislação farmacêutica têm determinações sobre a estrutura necessária e exigências fiscais que precisam ser atendidas para que uma farmácia possa funcionar legalmente.

Confira a legislação farmacêutica pertinente ao negócio:

  • • Lei nº 5.991/1973
    • Lei nº 6.360/1974
    • Lei nº 6.368/1976
    • Lei nº 6.437/1977
    • Lei nº 9.782/1999
    • Lei nº 13.021/2014
    • ANVISA RDC nº44
    • ANVISA RDC nº96
    • ANVISA RDC nº 197 Dispõe sobre a atualização das medidas de controle e fiscalização das substâncias constantes das Listas da Portaria SVS/MS nº 344/98 e de suas atualizações, bem como os medicamentos que as contenham e dá outras providências.
    • ANVISA RDC nº 222 Procedimentos de petição e arrecadação junto à Anvisa
    • ANVISA RDC nº 238 Autorização de funcionamento junto à Anvisa
    • ANVISA RDC nº 328 Regulamento Técnico boas práticas de dispensação em farmácias e drogarias
    • ANVISA Instrução Normativa nº9
    • Resolução CFF 357 Regulamento Técnico das Boas Práticas de Farmácia
    • Resolução CFF 417 Código de Ética do Farmacêutico
    • Portaria SVS/MS nº344/98

Glossário fiscal do varejo: entenda todas as siglas fiscais

Crie um plano de negócios para farmácias

Um dos fatores mais importantes e determinantes para o sucesso do empreendimento é o plano de negócio. Com ele em mãos, o empreendedor consegue enxergar de forma clara e objetiva todos os fatores que influenciam no negócio, podendo assim fazer as escolhas e tomar decisões de forma estratégica.

Tão importante quanto os produtos e serviços, a escolha do local é determinante para o sucesso do negócio. Ao escolher o local do estabelecimento, a análise do mercado existente na região permite encontrar lacunas e brechas de demanda que não são atendidas pela concorrência. Modelando seus serviços para a comunidade local é possível se diferenciar das outras farmácias e garantir competitividade.

Os medicamentos são o produto principal de uma farmácia

Por isso, é preciso ter no estoque uma linha completa deles, compreendendo medicamentos de referência ou de marca, medicamentos genéricos ou bioequivalentes, medicamentos similares e os MIPs (Medicamentos com Isenção de Prescrição).

O diferencial está no investimento em variedade. Segundo o  ICTQ/Datafolha, só 16% da população vê a farmácia como estabelecimento de saúde. A maioria dos entrevistados tem a imagem das farmácias e drogarias como mini mercados, loja de cosméticos ou loja de conveniência.

O empreendedor que quer se destacar da concorrência deve oferecer um mix de produtos de boa qualidade e com preços atrativos. A venda de produtos de conveniência representam 33% das vendas nas farmácias. As mercadorias da linha de bem-estar, qualidade de vida, beleza e cuidados pessoais são essenciais para o aumento do faturamento neste negócio.

O empreendedor pode disponibilizar também serviços adicionais como aplicação de injeções, entregas à domicílio, palestras com especialistas para promover a saúde da comunidade local, entre outros atrativos.

Como podemos ver, não é uma tarefa fácil conseguir destaque no mercado de farmácias. O empreendedor precisa estar constantemente atento às exigências dos clientes para conseguir aumentar a fidelização e, consequentemente, o faturamento. Por isso, a fusão de empresas tem sido usada como forma de conquistar posições competitivas nesse mercado.

Crie parcerias para crescer. A fusão é uma opção a se pensar

Um fato comum é que, geralmente, farmácias pequenas tem dificuldade na manutenção de estoques grandes e pouca diversidade de produtos. Para conseguir bater de frente com as grandes redes, as farmácias independentes precisam se associar para ampliar o poder de compra e assegurar uma posição no mercado.

Com a fusão de empresas do ramo de farmácias, os empresários unem forças para ampliar seu domínio de mercado, aumentar a abrangência da marca e melhorar condições de atuação.

A fusão é uma operação em que se unem duas ou mais sociedades para formar uma sociedade nova. O processo de negociação pode ser realizado entre organizações ou pessoas físicas com o objetivo de transferir cotas sociais entre os envolvidos.

Leia também: Raia Drogasil: de negócio de família a líder em drogarias

A Studio Brokers possui experiência na intermediação na compra e venda de empresas de todos os segmentos, sendo pioneira no ramo de M&A (fusões e aquisições) para empresas de pequeno e médio porte. Confira abaixo os benefícios que a fusão pode oferecer para o ramo de farmácias:

  • Aumento da abrangência de marca

Com a união de dois (ou mais) públicos-alvo, há um ganho importante e completamente orgânico no alcance de público, aumentando as oportunidade de conversão em vendas e ajudando na robustez do negócio.

  • Aumento das receitas

Com mais capacidade de mercado e exposta a um público maior, a nova empresa tem mais oportunidades de negócio, gerando mais recursos para que o negócio continue se desenvolvendo.

  • Redução de custos

Como é necessário que haja uma completa reestruturação para que surja a nova empresa, os processos tendem a ser otimizados, os desperdícios são eliminados e, os gargalos, corrigidos. Como resultado, a nova empresa começa com uma estrutura mais enxuta, eficiente e com uma benéfica redução de custos.

  • Diminuição dos riscos de mercado

Com o mercado altamente competitivo, a fusão de empresas permite uma união de esforços. A nova empresa se torna muito mais robusta às diversas modificações do mercado e passa a ser mais forte do separadamente, antes da fusão. O resultado disso é que a nova empresa usa o know-how das duas empresas que existiam antes do processo para uma tomada de decisão mais estratégica, correndo menos riscos de mercado.

  • Melhores condições de atuação

Quando duas empresas se fundem, a terceira que se forma normalmente é maior do que as duas outras. Com melhores perspectivas de mercado e com os riscos reduzidos, a sua atuação também fica mais facilitada. Obter financiamentos, por exemplo, é mais fácil, já que há um volume maior de vendas e mais robustez por parte da empresa, que também é maior. Com isso, as duas empresas conseguem se livrar de possíveis dificuldades que estivessem limitando o seu crescimento de maneira geral.

A fusão de empresas é sinônimo de sinergia em busca de objetivos comuns

Saiba mais: Fusão de empresas: ações para uma transição segura

Desde o valuation, passando pelas negociações, até a efetivação das operações societárias, a Studio Brokers está preparada para garantir a segurança e tranquilidade nas intermediações envolvendo compra, venda e aportes de capital. Usando a tecnologia para agilizar os procedimentos, a Studio Brokers conta um sistema próprio para realizar pareamentos entre empresas que pretendam realizar operações societárias, atendendo aos requisitos analisados pelo mercado de M&A.

Converse agora com um dos nossos consultores sem compromisso e tire todas as suas dúvidas sobre fusão e as demais soluções corporativas inteligentes que o Grupo Studio oferece aos empresários.


José Carlos Braga Monteiro

Detentor das empresas Studio Fiscal, Studio Law, Studio Corporate, Studio Brokers, E-Fiscal, E-contábil e Studio Energy, o Grupo Studio apresenta serviços corporativos inteligentes com uma experiência de mais de 20 anos. Presente em todo o território nacional por meio de seus franqueados e aliançados, o Grupo Studio apresenta uma grande sinergia quanto aos seus modelos de negócio, oferecendo soluções completas para empresas.