RECEBA NOSSO CONTEÚDO DE FORMA GRATUITA DIRETAMENTE NO SEU EMAIL

Grupo StudioexoHubQual a importância de relações humanas no trabalho?

Qual a importância de relações humanas no trabalho?

As relações humanas são a base da sobrevivência e desenvolvimento da nossa raça. É por meio delas que as pessoas se fortalecem em inteligência emocional, desenvolvendo características como fala e sentidos como o de manada. Em qualquer profissão ou atividade que executemos, é preciso nos relacionarmos com alguém, nem que seja indiretamente. Estes vínculos são comuns e mais importantes do que você pensa. Mas qual a sua importância em si?


Afinal, o que são as relações humanas?

As relações humanas são definidas como um conjunto de interações realizadas com aqueles que nos cercam, sejam familiares, amigos, colegas, as pessoas no mercado e todo o restante que encontraremos em nossa vida. A base delas são os vínculos desenvolvidos entre pessoas, seja na vida pessoal ou profissional. Estes vínculos são importantes para o desenvolvimento individual e intelectual de todos, desde a infância até o fim da vida, visto que somos seres que necessitam de relacionamentos, ou seja, necessitamos de contato uns com os outros.

Como funciona no trabalho? Qual sua relevância?

Nas empresas, este contato pode se dar entre líder e colaborador, nas equipes, em horários de descontração — como em horários de almoço, festas corporativas ou afins — ou o que for. Elas podem tornar os ambientes mais agradáveis ou insuportáveis, dependendo de como são criadas. Bons contatos tornam uma equipe mais fortalecida, conseguindo resolver problemas apenas com diálogo e evitando conflitos por ter boa comunicação. Incentivar estas conexões é papel dos líderes e do departamento de pessoas.

Segundo um artigo da revista Chron, as relações humanas nas empresas são a parte que faz o negócio funcionar, por ser feita entre os colegas que trabalham junto, comunicando ideias, problemas e gerando um sentimento motivacional. Ou seja, equipes unidas presencialmente trabalham melhor e mais rápido.

Para trabalhos em equipe, é fundamental contar com um ambiente de trabalho que tenha boas relações humanas. Afinal, essa é uma forma de trabalho em conjunto, ou seja, é necessário haver pessoas com cooperação, empatia, respeito, confiança e conexão. Compreender como a equipe está trabalhando, se há um único foco objetivo e de que maneira cada colaborador vê a situação é necessário e pode afetar o resultado final.

De que forma isso pode ser feito?

Com o home office, o distanciamento entre colegas é nítido. Há diversos relatos na internet de pessoas exaustas de reuniões que rendem pouco, levam tempo demais e não resolvem nada. Muitos grupos, muita “call” e pouco contato pode sobrecarregar os times e desmotivar.

Uma boa saída é reuni-las sempre que possível, nem que seja por pouco tempo. Reuniões muito importantes, que precisam de tomadas de decisão, ou encontros criativos, para desenvolver novos projetos, podem ser feitos em ambientes prontos para isso. Aqui no exoHub contamos com ambientes amplos, que podem receber sua equipe de forma segura e confortável, dando espaço para criar e se conectar. Se quiser conhecer nossos espaços, entre em contato conosco e saiba mais.

 

Fonte: Voitto e SB Coaching


Redação Grupo Studio