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Planejamento tributário para supermercados

Planejamento tributário para seu supermercado

Que os tributos consomem uma parte importante dos recursos financeiros e humanos da sua empresa, você já sabe. Mas faz ideia do quanto isso é grave? Só para entender o tamanho do problema, as empresas brasileiras gastam, em média, 1.958 horas e cerca de 1,5% do faturamento, anualmente, para cumprir obrigações tributárias.

Impactante, não é mesmo? Para empresas do ramo supermercadistas, que atuam com uma margem de lucro apertada, sustentar esse modelo é desafiador. Por isso, você deve entender como o planejamento tributário para supermercados pode favorecer o seu negócio.

O que é planejamento tributário?

Planejamento tributário é um mecanismo de redução do custo tributário das empresas por meio de procedimentos legais. Ou seja, usando as próprias regras previstas no sistema tributário para diminuir o pagamento de tributos. Esse procedimento é conhecido, também, como elisão fiscal.

Esses mecanismos são viabilizados por meio de duas modalidades:

  • benefícios propiciados pelas próprias leis tributárias;
  • opções não proibidas ou previstas em leis.

No primeiro caso, são buscados todos os recursos que permitem a redução de impostos, como a escolha de regime tributário compatível com esse propósito, a utilização de incentivos fiscais ou a recuperação de créditos.

O segundo caso recorre a brechas, isto é, lacunas não contempladas pela lei. Esse é um recurso mais complexo que, em geral, considera formas de evitar fatos geradores.

Como colocar em prática o planejamento tributário para supermercados?

Mas, afinal, como colocar esse objetivo em prática? O planejamento tributário para supermercados conjuga diferentes métodos de redução de custos e isso requer um conhecimento aprofundado sobre o sistema tributário brasileiro.

Trata-se de uma formatação personalizada para a realidade da sua empresa. Entretanto, há algumas práticas comuns a quase todas as empresas. Dentre as quais, destacamos as seguintes ações.

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Conheça a estrutura financeira do seu negócio

O planejamento tributário só poderá ser colocado em prática depois que todos os dados relativos às finanças da sua empresa forem conhecidos. Esse é o ponto de partida, já que todos os tributos, alíquotas e regimes dependem de características como faturamento bruto, lucro líquido, folha de pagamento, entre outras informações.

Avalie qual é o regime tributário mais adequado para sua empresa

Sabendo qual é a estrutura financeira da sua empresa e como os tributos impactam os resultados, é possível avaliar qual regime tributário é mais vantajoso. As opções são três: Lucro Real, Lucro Presumido e Simples Nacional.

Procure apoio especializado

A assessoria contábil é sempre o mais recomendado na hora de fazer o planejamento tributário da sua empresa. Profissionais especializados conseguirão apontar os melhores meios para reduzir esses custos e, também, se existe a possibilidade de recuperar créditos tributários.

Leia também: 4 tipos de planejamento tributário 

Quais são os benefícios do planejamento tributário para supermercados?

Fica evidente que o planejamento traz importantes benefícios para os supermercados. Vamos elencar, com mais detalhes, as três principais vantagens.

Redução da carga tributária

Reduzir é a vantagem que se busca alcançar com o planejamento tributário para supermercados. Essa diminuição de custos tributários será maior ou menor de acordo com a conjunção de mecanismos adotados no plano. Quanto mais abrangente ele for, melhor.

Ganho de competitividade

Com a otimização do orçamento, é possível aplicar recursos no que realmente importa: sua empresa. Para os supermercados, manter a competitividade pressupõe investimentos em expansão e no atendimento ao cliente. Melhorar a estrutura do ponto de venda, abrir uma filial e automatizar processos são algumas possibilidades quando se otimiza o uso dos recursos financeiros.

Otimização dos recursos humanos

Somente a utilização de mão de obra para cumprimento das obrigações acessórias já é, por si só, um problema. Afinal de contas, como destacamos no início deste artigo, as empresas brasileiras gastam quase duas mil horas por ano apenas com essas atividades.

O planejamento tributário para supermercados consegue reduzir esse tempo e a necessidade de alocação de pessoal para realizar tarefas meramente burocrática. Dessa forma, é possível colocar a sua equipe para trabalhar em atividades mais estratégicas e que gerem melhores resultados para sua empresa.


Jose Carlos Braga Monteiro

Detentor das empresas Studio Fiscal, Studio Law, Studio Corporate, Studio Brokers ,E-Fiscal, E-contábil e Studio Energy o Grupo Studio apresenta serviços corporativos inteligentes com uma expertise de mais de 20 anos. Presente em todo o território nacional através de seus franqueados e aliançados, o Grupo apresenta uma grande sinergia quanto aos seus modelos de negócio.