RECEBA NOSSO CONTEÚDO DE FORMA GRATUITA DIRETAMENTE NO SEU EMAIL

Grupo Studio Franquias E-FiscalEntenda por que relatórios gerenciais são tão importantes

Entenda por que relatórios gerenciais são tão importantes

Sabemos bem o quão complexo é administrar uma empresa. Afinal, é essencial acompanhar os resultados e analisar os dados obtidos. Talvez você não saiba ainda, mas isso fica mais fácil por meio dos relatórios gerenciais.

Esses relatórios exercem um papel importantíssimo em qualquer organização pois discriminam os principais indicadores qualitativos e quantitativos que podem servir como parâmetro para as decisões. De maneira geral, é como se fosse um olhar crítico e analítico que leva a diversos caminhos para equilibrar a saúde financeira do negócio.

Neste artigo, você vai conhecer os principais relatórios gerenciais que norteiam as ações dos gestores. Confira!

Relatório Financeiro

Por se tratar de algo relacionado ao dinheiro da empresa, os relatórios financeiros são base para qualquer tomada de decisão que os gestores pretendem aplicar ao negócio. A partir dos números apurados nesses demonstrativos, você será capaz de enxergar os principais gastos, as receitas disponíveis, o lucro no período apurado etc.

Os números identificados nesses relatórios deixam possível apurar os melhores investimentos para empresa, controlar o fluxo de caixa e, inclusive, realizar um planejamento tributário de qualidade. Por isso, guarde os documentos gerenciais, fique de olho nas notas fiscais e avalie os riscos inerentes às finanças.

Relatório de Vendas

Você deve saber muito bem que a formação do preço de venda não surge por mero acaso, mas sim com análises bem construídas e um planejamento eficiente. Tendo isso em vista, os relatórios de vendas vão trazer uma visão sistêmica a respeito dos clientes, dos vendedores, dos produtos ou serviços e até das formas de pagamento.

É indispensável apurar a quantidade de vendas em determinado período e identificar o ticket médio dos produtos, uma vez que eles vão influenciar a escolha de manter ou retirar algo do mercado. Além disso, será capaz de acompanhar o desempenho dos vendedores e perceber possíveis alterações comportamentais dos clientes, o que impacta diretamente na jornada de cada um e nos recursos aplicados no marketing.

Relatório de Satisfação

Não só de relatórios quantitativos que vive uma empresa. Por isso, é fundamental ter também um olhar para o que ocorre interna e externamente em seu negócio. Medir a satisfação de clientes e colaboradores é o caminho ideal para descobrir possíveis queixas, que se não forem sanadas a tempo, podem trazer inúmeras dores de cabeça para o setor contábil.

Vale mencionar que medir a satisfação do cliente serve para compreender o nível de lealdade dele em relação ao seu produto ou serviço, algo essencial para saber o prestígio da marca e desenvolver melhorias. Com relação aos colaboradores, o acompanhamento da satisfação contribui bastante na motivação, sendo que algumas ações podem até ajudar na redução de impostos da empresa.

GLOSSÁRIO FISCAL DO VAREJO: Entenda todas as siglas fiscais

Relatório de Produtividade

Quando pensamos em algo direcionado à produtividade ou crescimento do negócio, é interessante observar diversos critérios que podem impactar as decisões. Entenda que esses relatórios se baseiam em uma linha do tempo do seu negócio, ideal para formar comparativos e identificar prováveis gargalos na produção.

Para isso, faz-se necessário acompanhar questões primordiais como o número de clientes, a gama de produtos disponíveis, a evolução do capital próprio, entre outros aspectos. Relatórios desse tipo formam a estrutura dos indicadores de produtividade e dão um norte sobre o engajamento dos clientes em relação às estratégias. Além disso, estudam melhor a variação do orçamento aplicado em cada setor.

Portanto, perceba que os relatórios gerenciais são peças-chave no andamento do negócio e na percepção de que a empresa está na rota certa. Como vimos, isso pode significar mais qualidade de vida no trabalho, lucratividade e rentabilidade.

O que achou do conteúdo? Gostou de saber um pouco mais sobre relatórios gerenciais? Então aproveite a visita ao blog e veja também como funciona a carga tributária e como reduzi-la na prática!


José Carlos Braga Monteiro

Detentor das empresas Studio Fiscal, Studio Law, Studio Corporate, Studio Brokers, E-Fiscal, E-contábil e Studio Energy, o Grupo Studio apresenta serviços corporativos inteligentes com uma experiência de mais de 20 anos. Presente em todo o território nacional por meio de seus franqueados e aliançados, o Grupo Studio apresenta uma grande sinergia quanto aos seus modelos de negócio, oferecendo soluções completas para empresas.