RECEBA NOSSO CONTEÚDO DE FORMA GRATUITA DIRETAMENTE NO SEU EMAIL

Grupo StudioE-ContábilPlataforma de contabilidade lança serviço exclusivo para MEIs

Plataforma de contabilidade lança serviço exclusivo para MEIs

Com a atual crise sanitária, o número de desemprego no Brasil subiu de forma acelerada, com uma taxa de 14,1% no segundo semestre de 2021, totalizando cerca de 14,4 milhões de desempregados, segundo dados do IBGE. Muitas das pessoas que foram demitidas ou ficaram sem renda, optaram por empreender, se tornando MEI (microempreendedor individual) para não depender do mercado de trabalho. Entretanto, é comum surgirem dúvidas após o registro, devido às obrigações fiscais e todas as burocracias envolvidas. Pensando nisso, a Eucontabilizo Web – plataforma que tem como objetivo democratizar os serviços contábeis de forma online, lança produtos de assessoria voltados especialmente para este público, que começar a operar a partir deste mês.

Do básico ao serviço de endereço fiscal, a Eucontabilizo Web oferece seis planos:

– MEI Básico: assessoria contábil completa, com atendimento online, abertura, alteração e baixa do CNPJ, portal do cliente com emissão de NF, entre outros. Todos os planos oferecem essas vantagens;
– MEI Avançado: inclui o imposto de renda do microempresário;
– MEI Completo: imposto de renda e certificado digital, é o mais recomendado pela empresa;
– MEI Certificado Digital: caso a pessoa opte pelo certificado, mas não queira imposto de renda;
– MEI Endereço Fiscal: inclui imposto de renda e certificado digital com endereço na Paulista ou Faria Lima;
– MEI Fopag: ao invés do endereço fiscal, oferece folha de pagamento para um funcionário.

Para Marcos Figueiredo, CEO da EuContabilizo Web, os serviços prometem um retorno positivo para a companhia, já que o público-alvo, que são pessoas que começaram agora a empreender, cresce cada dia mais. “Ficamos um ano em período teste (MVP), antes de passar a escalar. No período, conseguimos atingir 200 clientes e pretendemos alcançar um market share de 5% dentro do nosso poder de alcance”, conta. São abertos mensalmente cerca de 200 mil MEIs, em nível nacional, por isso, a meta da startup contábil inicial é atingir pelo menos 1% desse número no primeiro mês, com 2 mil clientes.

Segundo dados da Receita Federal, o total atualizado de MEIs é de cerca de 12,9 milhões, tendo sido criado mais de 1 milhão de novos registros desde janeiro desse ano, período em que o número era em torno de 11,3 milhões. Desse número, mais de 3 milhões se encontram no estado de São Paulo, e quase 1,5 milhão no Rio de Janeiro, vindo logo depois Minas Gerais com cerca de 1,4 milhões. Os setores que lideraram o ranking de atividades com o maior número de MEIs criados são: comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios (926mil); cabeleireiros, manicure e pedicure (907mil); promoção de vendas (495mil).

É possível notar, ainda, que dois terços das novas empresas que vem sendo inauguradas no país são no setor de serviços, podendo ser operacionalizadas sem um ponto fixo, mas que também são clientes em potencial futuros para a Eucontabilizo Web, pois podem crescer e, tão breve, necessitar de uma assessoria contábil. “Muitos optam pela criação do MEI pela facilidade em criar uma microempresa, ainda assim, é essencial contar com uma assessoria contábil para evitar dores de cabeça que podem vir após sua abertura, com as burocracias e obrigações relacionadas a contribuição mensal, emissão de NF, declaração de faturamento, limite de compra e pagamento, dentre outros necessidades contábeis”, explica Marcos Figueiredo.

Além da fácil abertura de uma empresa ou da prestação de serviços, outro incentivo para o aumento do número de MEIs no Brasil, está nos benefícios que o microempreendedor passa a adquirir, como o CNPJ próprio, a isenção de todas as taxas de registro da empresa, o pagamento de poucos tributos, valores fixos mensais (INSS, ICMS ou ISS), a liberdade de começar a funcionar imediatamente, sem alvará ou licença, de emitir notas fiscais e prestar serviços para outras empresas e para o governo, e maior poder de negociação. “Formatamos esses produtos para garantir que essas empresas comecem operando de forma saudável e segura. Queremos crescer junto com eles”, conclui Figueiredo.

Saiba aqui como o Grupo Studio pode ajudar a sua empresa!



Redação Grupo Studio