RECEBA NOSSO CONTEÚDO DE FORMA GRATUITA DIRETAMENTE NO SEU EMAIL

Grupo StudioE-ContábilComo saber qual é o melhor momento para trocar de contabilidade?

Como saber qual é o melhor momento para trocar de contabilidade?

A contabilidade gerencial está se tornando cada vez mais imprescindível nas empresas que almejam um crescimento sólido e um planejamento tributário adequado, empresas que possuem esse suporte tem um diferencial frente ao mercado, pois poderá obter dados importantes na hora da tomada de uma decisão estratégica.

Assim como uma contabilidade bem estruturada pode servir de ferramenta gerencial e auxiliar na alavancagem do negócio, uma contabilidade sem suporte, sem agilidade de informações e atualizações constantes podem trazer inúmeras dores de cabeça para o empresário e não somente isso, dependendo do grau de erros pode causar inclusive passivos tributários comprometendo a saúde financeira da empresa e até mesmo impedindo sua alavancagem.

Mas como saber se sua contabilidade está mais para o perfil gerencial ou mais para o perfil das “dores e cabeça”?

Confira abaixo algumas dicas que podem indicar o sinal que está na hora de você trocar de contabilidade e procurar uma contabilidade mais especializada para atender o seu negócio:

 

  • PERDA DE PRAZOS: a pontualidade é a característica mais importante de um contador, uma vez que atrasos e perda de prazos para a entrega de guias e informativos demonstram falta de organização corporativa e, além disso, atrapalham o fluxo de trabalho da empresa, podendo gerar multas e juros indevidos aos seus clientes.

 

  • ERROS CONSTANTES: as ocorrências de erros são absolutamente normais, uma vez que todos estamos passiveis à erros. O empresário deve começar a prestar atenção quando esses erros e falhas ocorrem diversas vezes e, até mesmo, os mesmos erros. Essas ações demonstram falta de atenção, cansaço, ou falta de conhecimento técnico do responsável, dando sinais de que mudanças podem ser necessárias.

 

 

  • DEMORA NO ATENDIMENTO: cada vez mais o os clientes prezam por um bom atendimento e isso em qualquer segmento e na contabilidade não é diferente. Por vezes o empresário tem dúvidas referentes a algum procedimento que não fazem parte da sua rotina e nada melhor que a contabilidade para lhe orientá-lo com as informações pertinentes ao processo buscado. Devido à complexidade de algumas operações precisa-se de um conhecimento mais técnico na hora de resolver.

Esse suporte é crucial que a contabilidade forneça a seu cliente com agilidade, clareza e assertividade no que está sendo passado.

Falta de resposta, ligar para o contador e o mesmo dizer que não pode atender, demorar dias para responder um e-mail, demonstram sinais de mau atendimento.

 

  • FALTA DE TECNOLOGIA: O uso de ferramentas tecnológicas está cada vez mais presente na vida dos prestadores de serviços contábeis, no mercado hoje existem diversas ferramentas que auxiliam o contador no seu processo operacional, gerando assim mais produtividade, assertividade, agilidade e segurança nas suas rotinas.

Um contador que não faz o uso das novas ferramentas pode se tornar mais lento, desatualizado e por vezes devido ao alto volume de trabalho, não irá conseguir prestar um serviço de qualidade para o seu cliente, tornando-se mais lentos e inseguros.

 

  • PERDA DA DOCUMENTAÇÃO: A perda de algum documento por parte da contabilidade é um dos erros mais graves que pode ser cometido por um profissional de contabilidade, uma vez que existem diversas consequências que poderão trazer inclusive perda financeira para empresa.

 

  • POUCA QUALIFICAÇÃO: Nesse ponto não basta que o contador tenha um bom atendimento, que seja ágil no fornecimento de suas informações, se o que ele não está passando não está claro, ou se quando passa a informação passa de uma forma insegura, ou por vezes a informação passada está desatualizada.

O profissional de contabilidade tem que estar constantemente se qualificando e se atualizando, ainda mais que temos um sistema tributário complexo que sofre atualizações diariamente.

 

 

  • NECESSIDADE DE COBRANÇA: se você precisa estar constantemente cobrando seu contador por retorno ou para que lhe envie a documentação dentro do prazo, significa falta de comprometimento, desleixo, falta de responsabilidade e profissionalismo.

Um bom profissional preciso ser proativo, dinâmico e principalmente pontual principalmente quando falamos de contabilidade, um setor que vive constantemente tendo que trabalhar com prazos. Uma vez que essa cobrança parte de você quem lhe garante que as demais obrigações estão sendo entregues dentro dos prazos do fisco.

Para isso é necessário que o profissional possua padrões e rotinas bem estruturas que lhe possibilitem ministrar sua rotina, não deixando escapar nada.

 

Todos os tópicos acimas relatam um conjunto de condutas que podem trazer consequências negativas pra empresas, desde a simples demora na hora de repassar uma informação até mesmo na perda de prazos de entrega de alguma declaração acessória ou omissão de informações podendo ocasionar prejuízos para empresas.

A contabilidade precisa assumir um papel estratégico junto da empresa e não de problemas ou de preocupações.

 

Identificou alguma das características com a sua contabilidade atual? Talvez esteja na hora de repensar se não está na hora de procurar por serviços mais especializados, que vão conseguir atender sua empresa com mais agilidade, qualidade e assertividade de informações.

 

https://www.jornalcontabil.com.br/7-sinais-que-indicam-que-pode-estar-na-hora-de-voce-trocar-de-contador/


Redação Grupo Studio