RECEBA NOSSO CONTEÚDO DE FORMA GRATUITA DIRETAMENTE NO SEU EMAIL

Grupo StudioAutomotivoInvestir em empresas do setor automotivo é um bom negócio?

Investir em empresas do setor automotivo é um bom negócio?

O setor automotivo está cada vez mais presente no cotidiano das pessoas, se tornando uma necessidade, de mobilidade e conforto. Muitas empresas atuantes, no Brasil e no mundo, reinventaram suas produções, com tecnologias cada vez mais futuristas, aliando-se às startups, buscando o progresso tecnológico.

O ramo de automóveis como opção lucrativa de investimentos

É o que tem feito empresas como Ford, BMW, Volkswagen, Nissan, Toyota, GM, entre outras. Estas montadoras viram nas startups, que trabalham com desenvolvimento de novas tecnologias, a chance para alavancar ainda mais um mercado que está sempre em crescimento. A estimativa é de que, neste ano de 2019, o setor automotivo injete 6 bilhões de dólares nas startups, pois investir em empresas do ramo tecnológico é a nova tendência do mercado.

Com o intuito de tornar os automóveis ainda mais modernos, com ampla base de recursos, as montadoras e concessionárias decidiram por investir em empresas que desenvolvem mecanismos de inteligência artificial, robótica, autonomia e cloud, sendo um tipo de investimento que estará cada vez mais presente no mercado financeiro.

A busca por funcionalidades próprias do setor automotivo, como sensores automatizados, software de leitura e processamento rápido de dados, bem como mecanismos de GPS, irão resultar em uma economia demasiadamente aquecida, com produtos inovadores, cada vez mais atrativos, sendo o cenário perfeito para bons investimentos.

A onda crescente de investimentos no setor automotivo no Brasil

Fazendo parte das estatísticas de crescimento do ramo automobilístico, os investimentos feitos no Brasil tendem a crescer consideravelmente. Segundo dados, as empresas montadoras pretendem investir no Brasil, até 2022, uma média de R$36,7 bilhões de reais. Este resultado é reflexo das tendências mundiais de desenvolvimento de automóveis mais modernizados e tecnológicos, garantindo maior conforto e praticidade. As expectativas para estes novos empreendimentos são altas, possibilitando um crescimento da economia, em meio às instabilidades e crises.

Os destaques de atuação no Brasil, trazendo para território nacional grandes investimentos, são a Volkswagen, GM e Toyota, no setor de veículos, e Iveco, Mercedez Benz, Scania e Volvo, na produção de ônibus e caminhões. Somente neste ano de 2019, compreendendo o período entre janeiro e março, foram vendidos 607,4 mil carros, totalizando um aumento de 11,3% em relação ao mesmo período no ano de 2018. Com os resultados positivos das vendas do setor automotivo, a tecnologia empregada nos novos modelos produzidos, conjuntamente com a satisfação dos clientes, atrairá o interesse de investidores, tornando-se uma opção promissora de empreendimento.

Os benefícios em investir em empresas do setor automotivo

Com os números apresentados pelas montadoras de veículos, tanto no Brasil, como no mundo, é notório que o setor automotivo se tornou uma ótima possibilidade de investimento. Muitas vantagens podem ser aproveitadas desta experiência em investir em empresas, principalmente se tratando do setor automotivo.

  1. Tecnologia avançada: com as concessionárias e montadoras investindo em startups, as novas tecnologias presentes nos automóveis fabricados estão cada vez mais modernizadas, com o uso da inteligência artificial marcando a nova era, incluindo do ramo automobilístico. Com o desenvolvimento de novos softwares, a qualidade dos produtos tendem a crescer, juntamente com suas fabricantes.
  2. Sustentabilidade e meio ambiente: indo em convergência com as novas demandas e preocupações ambientais e sociais, o setor automotivo tende a empregar, gradativamente, energia limpa e sustentável. Empresas que demonstram preocupação com o meio ambiente e com a sustentabilidade, são os negócios que irão se destacar positivamente no mercado, sendo mais valorizadas.
  3. Capital aberto: visto que essas empresas possuem capital aberto e estão em um momento significativo, de constante crescimento e grandes lucros, é uma ótima oportunidade para investir em ações na bolsa de valores, dada a autoridade que as montadoras estão tendo no mercado, ganhando cada vez mais espaço.
  4. Competitividade: com os faturamentos cada vez maiores, e com a autoridade conquistada no mercado, o setor automotivo tornou-se mais competitivo, atraindo mais clientes e fidelizando-os. A ampla concorrência se mostra como uma grande vantagem para o consumidor final, que tem à disposição produtos de alta qualidade.
  5. Exploração de novos mercados: com a constante globalização, o setor automotivo tende a se tornar mais presente em vários países do mundo. Com o mercado automobilístico crescendo a nível global, investir em empresas do setor automotivo é uma oportunidade de obter lucros maiores.
  6. Longo processo de produção: o setor automotivo demanda matéria prima e produções das mais variadas áreas, iniciando nas plantações de algodão,  indo até a construção de sofisticadas peças de metal. Portanto, o procedimento de fabricação dos automóveis envolve muitos setores, gerando empregos e movimentando a economia e a circulação de capital.
  7. Alianças duradouras: o acordo entre as montadoras e as startups, principalmente as que produzem tecnologia, se utilizando de métodos de energia sustentável, proporcionará a perpetuação das empresas do setor automotivo no mercado financeiro. A aliança entre essas companhias proverá o fornecimento necessário, com maior qualidade.

As novas tecnologias desenvolvidas

Os modelos atuais e os próximos carros tendem a evoluir cada vez mais, tecnologicamente. Firmando parcerias com institutos de pesquisa e tecnologia, o setor automotivo está investindo exponencialmente em avanços tecnológicos para os próximos automóveis, alavancando os lucros e presença no mercado.

Algumas das criações mais relevantes são os carros elétricos, muitos utilizando-se de baterias de lítio, um exemplo em energia limpa e sustentável, dado o alto teor de poluição dos derivados do petróleo; e os automóveis movidos a hidrogênio, outra alternativa ao petróleo, possuindo maior capacidade que os carros elétricos, durando por mais tempo e sendo mais fácil de reabastecer.

A conexão com a internet, em dispositivos variados, também estão sendo desenvolvidos. Os modelos atuais já dispõem de conexões bluetooth e com a internet, para verificação de temperatura, realização de chamadas de voz, envio de mensagens, serviços de entretenimento, rotas e outras informações.

A impressão 3D também é uma aposta para o setor automotivo, onde será utilizado para impressão de peças automotivas e protótipos, reduzindo os custos com usinagem em uma média de 80%, sendo uma inovação do ramo. Sensores inteligentes de luminosidade, chuva, e aproximação de outros veículos tornam a experiência com o automóvel otimizada e mais confortável, assim como os monitores de ponto cego, self-park, piloto automático, entre outros recursos.

As regulamentações e a logística orçamentária

Investir em empresas do setor automotivo é uma atividade que está em alta no mercado, atraindo a atenção de muitos investidores. Portanto, para que não haja imprevisto, atentar-se à lei e as regulamentações é essencial. Não basta apenas analisar as tecnologias desenvolvidas e as parcerias firmadas, é necessário avaliar a dinâmica interna da empresa, para averiguar se está em conformidade com a legislação tributária, trabalhista, e até mesmo previdenciária. Sendo assim, é fundamental que se conheça as bases estruturais e as diretrizes que norteiam o funcionamento desta empresa, como também o relacionamento com os funcionários, fornecedores e clientes.

É imprescindível que seja feito um estudo aprofundado sobre cada setor empresarial, a fim de saber se a imagem que ela transmite no mercado, é correspondente à realidade. Portanto, analisar a logística orçamentária e financeira, os documentos de auditoria interna, o trabalho realizado pela equipe de contadores, além do cumprimento das obrigações fiscais, trará a resposta final sobre se vale ou não a pena investir em uma companhia em específico.

Outro ponto importante no momento de investir em empresas do setor automotivo, é proceder com a técnica do valuation, para que assim seja possível saber o verdadeiro valor da corporativa, permitindo uma decisão mais objetiva sobre investir.

O momento certo para investir

Para que este investimento seja feito de maneira segura e que garanta os resultados positivos esperados, feita a análise completa do dinamismo empresarial, será então o momento certo para investir, quando encontrado um negócio que atenda às suas expectativas empreendedoras, adotando algumas práticas essenciais.

A concepção de planejamentos tributários e orçamentários atualizados, conforme a legislação vigente e as tendências da economia, garantirá o sucesso e a saúde do negócio, promovendo o seu crescimento. Reestruturar o ambiente interno da empresa, optar pelo melhor regime fiscal, entre outras técnicas, irão proporcionar maior potencial de faturamento para a companhia, trazendo resultados satisfatórios.

7 Conceitos que você precisa dominar antes de abrir uma franquia

A Studio Brokers e os investimentos no setor automotivo

Simplificando o relacionamento entre investidores e empresários, a Studio Brokers conta com um banco de mais de 3.000 empresas, que estão prontas para realizar acordos promissores e fechar negócios com potenciais lucrativos, além de possuir vínculos sólidos com grandes fundos de investimento.

A Studio Brokers se responsabiliza por todo o processo realizado, além do suporte fornecido, tornando a prática de investir em empresas do setor automotivo uma opção de negócio atraente e competitiva no mercado. O treinamento e apoio oferecidos pela franquia, permitem a internalização do procedimento de gestão de negócios e acordos financeiros, modernizando suas práticas.

Um dos serviços oferecidos pela Studio Brokers, sendo o mais decisivo no momento de investir em empresas, é o valuation, onde profissionais especializados irão especificar o real valor de um negócio, proporcionando uma visão ampla e objetiva, sendo a base para a construção de novos planos e estratégias.

Feito o valuation, a celebração de acordos será melhor viabilizada através das atividades exercidas pelo e-Brokers, que conecta empresários que tenham interesse em vender, adquirir ou investir em pequenas empresas, sendo, portanto, um intermediário neste diálogo. Deseja investir em empresas do setor automotivo? Entre em contato conosco e conheça os diferenciais da Grupo Studio.


José Carlos Braga Monteiro

Detentor das empresas Studio Fiscal, Studio Law, Studio Corporate, Studio Brokers, E-Fiscal, E-contábil e Studio Energy, o Grupo Studio apresenta serviços corporativos inteligentes com uma experiência de mais de 20 anos. Presente em todo o território nacional por meio de seus franqueados e aliançados, o Grupo Studio apresenta uma grande sinergia quanto aos seus modelos de negócio, oferecendo soluções completas para empresas.