RECEBA NOSSO CONTEÚDO DE FORMA GRATUITA DIRETAMENTE NO SEU EMAIL

Grupo StudioAgronegócioComo fazer marketing digital para o agronegócio?

Como fazer marketing digital para o agronegócio?

Com o surgimento do marketing digital, em meados dos anos 2000 as empresas passaram a utilizar a internet para atingir os consumidores, mudando a forma como as empresas e os consumidores viam essa nova tecnologia.

As empresas passaram a investir cada vez mais no marketing de conteúdo, as estratégias de marketing passaram a atingir todos os segmentos, e claro que o agronegócio não poderia ficar de fora.

Afinal, como o marketing pode ajudar no agronegócio?  

O agronegócio é um dos setores que mais movimenta a economia do Brasil, porém, muitas empresas ainda perdem algumas oportunidades de fazer mais negócio por não utilizar o marketing ou por não utilizar as estratégias adequadas. 

Segundo dados da Associação Brasileira de Marketing Rural e Agronegócio (ABMBRA), atualmente o setor conta com 42% de produtores rurais que têm acesso a internet para se comunicar e buscar informações.

Além disso, outras pesquisas realizadas pelo Sebrae e pelo Censo Agropecuário do IBGE apontam que 71% dos donos de microempresas rurais e 85% dos proprietários de empresas de pequeno porte estão usando smartphones durante o dia a dia e que houve um crescimento de 1790% no número de produtores com acesso à rede. 

Mas o uso da internet vai muito além da comunicação estrita e da realização de pesquisas. O mundo digital tem crescido bastante e está em constante mudanças, se tornando uma estratégia fundamental para atingir novos clientes e ampliar a comunicação entre produtores, fornecedores e a clientela. 

No cenário atual, a internet pode ajudar muito na tomada de decisões, aquisição de produtos e serviços e, ainda, servir como ferramenta de busca de parceiros, negócios, cotações e mais uma série de práticas que podem colaborar para o produtor ganhar mais espaço. 

Mas como esses produtores podem utilizar o marketing e das redes sociais para otimizar o seu negócio? 

Defina o público-alvo

Conhecer o público-alvo é essencial para atrair a pessoa certa com a estratégia. Para isso, é necessário saber quem queremos atrair e definir as personas, ou seja, elaborar um personagem fictício com as principais características de quem você quer chamar a atenção. 

Dessa forma, fica muito mais fácil encontrar a maneira certa de colocar as estratégias em prática, produzir conteúdo e atingir diretamente a pessoa escolhida.

Utilize as Redes Sociais

As mídias sociais podem servir como instrumento de estratégia de marketing através de postagens sempre ativas que se enquadrem dentro do perfil da sua persona. 

Com o crescimento do marketing digital no agronegócio, as redes sociais também passaram a ser mais utilizadas pelos produtores. No Facebook, é possível encontrar muitos grupos de assuntos relacionados ao meio rural. 

Além das redes padrão, existem redes focadas especialmente para o setor agro, como a YouAgro e a Agtech, que já conta com mais de 5 mil usuários. Essas redes são focadas exclusivamente em atender e compartilhar o conteúdo relacionado ao agronegócio. 

Cuidar do SEO é muito importante

Portanto, possuir um site bem estruturado e atuar com o SEO (Search Engine Optimization) pode melhorar o rankeamento da empresa nos sites de busca. O SEO colabora com a facilidade da busca através de palavras-chave inseridas no conteúdo. 

Para isso, o ideal é saber como as pessoas buscam pelos seus serviços e entender como está o posicionamento do site para essas palavras.  

Se relacione bem

Construir relacionamentos com clientes, veterinários, produtores, zootecnistas e pessoas que atuam dentro do setor de agro é fundamental no mundo do marketing digital. Isso pode colaborar com indicações, sugestões e gerar mais conhecimento para quem atua no setor, beneficiando as vendas.

Uma forma interessante de estreitar esses laços é através de uma lista de e-mails. Essa estratégia é capaz de atingir mais fácil os prospects com os tipos corretos de conteúdo. Outra técnica é atuar com a segmentação e fluxos de nutrição, que podem impactar em ganhos e engajamento da marca aumentando as vendas e gerando mais receita.

É possível oferecer um conteúdo exclusivo aos parceiros e outros produtores. Elaborar um Webinar, visitas online pela fábrica são outras opções interessantes que podem ser elaboradas nas redes sociais para mostrar ao público interessado como é o “por trás da produção”.

Produção de conteúdo

Existem muitas empresas produtoras de conteúdo ligadas ao agronegócio, o problema é que, muitas vezes, essas pessoas não produzem da maneira correta ou não fazem a divulgação adequada.     

Criar um bom conteúdo é fundamental, mas, além disso, é necessário criar uma estratégia para direcionar o que foi produzido para o público-alvo e atrair sua atenção. É necessário atrair a confiança do público, uma boa maneira de fazer isso é criar conteúdos criativos e que fornecem informações interessantes.

Por exemplo, uma empresa ligada a agricultura pode falar sobre o controle de pragas. Esse tipo de comportamento colabora com a ampliação do engajamento, além de estimular a interação do público através de discussões sobre o tema e atrair mais visitantes para apreciar o conteúdo publicado. 

Uma dica bacana é sempre abordar conteúdos ligados ao impacto econômico, dicas de manejo e usar muitos vídeos, fotos e infográficos. 

Todas essas ações têm a função de atuar diretamente para a educação do setor, ajudam no fortalecimento das marcas e colaboram com o aumento das vendas de setor. Para que isso seja efetivo, é necessário alinhar as estratégias com ferramentas inovadoras. Por, isso o ideal é contar com uma equipe capacitada para estruturar a melhor estratégia de marketing para o seu negócio. 

Com o crescimento do marketing digital para o agronegócio, é importante pensar fora da caixinha e entender que o uso do marketing digital é um investimento capaz de colaborar cada vez mais com o crescimento das marcas e dos produtores. 


SUGESTÃO DE ARTIGOS

O que é marketing digital e porque ele é importante para sua empresa?

Agronegócio: Como lidar com o enfraquecimento da economia global?

SUGESTÃO DE VÍDEOS

Quais as melhores oportunidades no agronegócio?

Vire a chave: Como conquistar seu espaço no agronegócio?


Redação Grupo Studio