RECEBA NOSSO CONTEÚDO DE FORMA GRATUITA DIRETAMENTE NO SEU EMAIL

Grupo Studio Franquias Studio FiscalVeja como fazer a gestão de recursos financeiros em indústrias de maneira eficaz

Veja como fazer a gestão de recursos financeiros em indústrias de maneira eficaz

Veja como fazer a gestão de recursos financeiros em indústrias de maneira eficaz

A gestão de recursos financeiros em indústrias, para ser eficaz, deve se concentrar em múltiplos elementos, como minimizar os gastos com energia, reduzir a utilização de matérias-primas sem comprometer a qualidade da produção, reestruturar as equipes profissionais para obter maior desempenho, estudar opções mais adequadas de financiamento etc.

Em outras palavras, é preciso otimizar as tarefas de gestão financeira à luz da ideia de obter, continuamente, mais por menos. Neste artigo, apresentamos as principais informações para ajudar você a atingir esse objetivo crucial para o sucesso de sua organização. Boa leitura!

 

Por que realizar esse processo?

Vivenciamos uma realidade na qual o mercado está cada vez mais acirrado e complexo. Nesse contexto, apenas empresas que apostam na melhoria contínua e se adaptam a novos cenários conseguem sobreviver de forma duradoura.

Como resultado, otimizar a gestão de recursos financeiros torna-se necessário para aproveitar todos os elementos disponíveis, acima de tudo, aqueles que podem conferir à organização uma capacidade essencial. Entre as vantagens competitivas dessa abordagem, destacam-se:

  • incremento da produtividade;
  • maior qualidade dos produtos;
  • melhora na imagem da marca e da reputação da empresa junto à sociedade, em geral, e ao público-alvo, em particular;
  • facilidade em atingir objetivos e metas estratégicas;
  • redução nos processos diários, bem como em acidentes de trabalho;
  • redução de custos;
  • aumento da rentabilidade.

 

Como aprimorar a gestão de recursos financeiros?

Ao executar uma estratégia de otimização de recursos financeiros em uma indústria, é altamente recomendável desenvolver as seguintes etapas:

Defina os objetivos centrais

Para descobrir como conseguir algo de maneira mais eficaz, é necessário ser claro sobre o que se deseja alcançar. Porém, devido às profundas diferenças entre as empresas, que variam de acordo com suas características gerais e as especificidades de seu segmento de atuação, não há algo como uma fórmula pronta, igualmente aplicável a todas.

Portanto, é imprescindível que os diretores financeiros e administrativos tomem como primeira missão detalhar seus objetivos específicos.

Avalie os processos em curso

Colete todos os dados disponíveis sobre a operação da empresa. A partir dessas informações, realize uma análise detalhada, tomando os indicadores de gestão e qualidade como base.

Identifique os pontos fracos

Procure identificar, o quanto antes, os motivos pelos quais a gestão de recursos financeiros em sua organização não está sendo tão eficaz quanto deveria. Lembre-se de que a melhoria contínua depende, em grande medida, da capacidade de localizar as áreas a serem aperfeiçoadas.

Por exemplo, sua organização pode estar, nesse momento, deslocando a maior parte dos recursos financeiros como uma forma de tentar elevar a qualidade de seu produto principal, quando o problema está na etapa de comercialização do item, e não na produção em si.

Planeje ações pertinentes

Após determinar o status da empresa e delinear os objetivos, o próximo passo consiste em especificar as medidas que serão colocadas em prática.

Se você detectar, por exemplo, um descompasso entre o total de investimentos realizados e o nível de produtividade em um determinado setor, as avaliações da equipe podem apontar para uma falta de conhecimento sobre os sistemas adotados na produção. Tal ponto pode ser resolvido, a baixo custo, com a disponibilização de treinamentos especializados.

O trabalho de aperfeiçoamento da gestão de recursos financeiros não termina com a implementação de estratégias, uma vez que se trata de um processo constante e cíclico. Logo, é essencial monitorar o impacto das medidas, identificando erros e acertos, a fim de reaplicar essa experiência, dialeticamente, na melhoria contínua da organização.

Agora que você já conferiu como otimizar a gestão de recursos industriais, confira, também, 3 dicas infalíveis para planejar o futuro financeiro da sua empresa!


Redação Grupo Studio