RECEBA NOSSO CONTEÚDO DE FORMA GRATUITA DIRETAMENTE NO SEU EMAIL

Grupo Studio Franquias Studio FiscalTire suas dúvidas sobre os principais impostos empresariais

Tire suas dúvidas sobre os principais impostos empresariais

Tire suas dúvidas sobre os principais impostos empresariais

A questão tributária costuma ser um verdadeiro desafio para os empresários, concorda? À primeira vista, decidir o melhor regime tributário para o seu negócio não é uma tarefa fácil.

Por esse motivo, ela deve ser feita com cautela e conhecimento sobre o assunto, visto que os impostos empresariais fazem parte dessa escolha. Do contrário, pode comprometer todo o seu planejamento tributário uma vez feito.

Para ajudar você, elaboramos este artigo. Por meio dele, você conhecerá os principais impostos brasileiros. Veja!

Quais os tipos de empresas existentes no Brasil?

Para se tornar um empreendedor de sucesso, é necessário saber escolher bem a natureza jurídica do seu negócio. Por esse motivo, listamos as mais comuns para você, veja:

Microempresário Individual — MEI

Empresa composta por apenas um titular. Ela poderá ter apenas um funcionário. Na qual, o seu faturamento anual não pode ultrapassar 60 mil reais, sendo a razão social da empresa o nome do proprietário. A partir de 2018, o limite anual será de R$ 81.000,00.

Além disso, o Microempresário Individual responderá de maneira ilimitada pelas dívidas contraídas pelo seu negócio.

Sociedade Limitada — LTDA

A sociedade LTDA é formada por, no mínimo, dois sócios. A partir disso, estabelece no contrato social a participação acordada da responsabilidade de cada um, assim como a divisão no lucro.

Por fim, a LTDA protege o patrimônio pessoal dos sócios em caso de falência da empresa, uma vez que sua responsabilidade é limitada à participação societária desde que o capital esteja totalmente integralizado.

Sociedade Anônima — S.A.

Trata-se de uma empresa que possui capital dividido em ações, e a responsabilidade dos acionistas está de acordo com o valor das ações adquiridas. Além disso, ela pode ser divida em:

capital aberto: títulos que representam percentuais da empresa que, na maioria das vezes, são comercializados na bolsa de valores;

capital fechado: títulos divididos entre poucos acionais.

Empresa Individual de Responsabilidade Limitada — Eireli

Remete a uma empresa constituída por apenas um proprietário com a responsabilidade limitada. Sendo assim, se o negócio obtiver dívidas, será com o patrimônio da empresa que elas deverão ser quitadas, protegendo os ativos pessoais.

Para tornar sua empresa Eireli, é necessário ter um capital mínimo de 100 vezes o salário mínimo do país.

 

Faça revisão de tributos da sua empresa

 

Sobre o que os impostos empresariais são cobrados?

IRPJ — Imposto de Renda Pessoa Jurídica

É o imposto cobrado sobre a renda de todas as empresas, sendo calculado de acordo com o enquadramento tributário escolhido.

Atualmente, a sua alíquota é de 15% sobre o lucro apurado. Porém, se a base de cálculo for maior que a multiplicação de 20 mil reais pelos meses do período incide 10% a mais a título de adicional de Imposto de Renda.

PIS — Programa de Integração Social

Refere-se a contribuição que possibilita ao governo arrecadar verba para o pagamento do seguro-desemprego e o abono salarial. Sua alíquota incide sobre o faturamento da empresa, variando de 0,65% a 1,65% mensalmente.

COFINS — Contribuição para Financiamento da Seguridade Social

Trata-se da contribuição social que financia a previdência social, assistência social e a saúde pública. A sua apuração é feita mensalmente de acordo com regime cumulativo ou não cumulativo. Sendo assim, para o cumulativo paga-se 3%, e, para o não cumulativo, 7,6%.

ICMS — Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestações de Serviços

Tributo incidente sobre a circulação de mercadorias e algumas prestações de serviços, como transporte interestadual ou intermunicipal. Além disso, serviços de comunicações estarão sujeitos a essa cobrança também.

Na maioria das vezes, a alíquota incidente sobre o ICMS é de 12%. Contudo, por se tratar de um imposto estadual, o seu valor está sujeito a alterações indo de 7% a 20% nos casos mais extremos.

ISS — Imposto Sobre Serviços

Consiste em um imposto municipal que está associado à prestação de serviços. A sua alíquota varia de acordo com a política fiscal do município. Entretanto, não pode ser menor que 2%.

Neste artigo, descobrimos quais são os principais impostos empresariais. Agora, cabe a você geri-los da melhor maneira possível, uma vez que um simples equívoco pode comprometer o modelo de gestão em sua empresa.

Gostou do conteúdo? Ainda restam dúvidas sobre o assunto? Caso sim, entre em contato conosco. Será um prazer ajudá-lo!

 


Acesse nossos eBooks gratuitos:

Guia da Consultoria Tributária – A forma mais segura de sua empresa pagar menos impostos
Manual da gestão tributária: Guia prático para empresários

 


Redação Grupo Studio