RECEBA NOSSO CONTEÚDO DE FORMA GRATUITA DIRETAMENTE NO SEU EMAIL

Grupo Studio Franquias Studio FiscalSaiba como fazer a gestão do tempo de forma eficiente

Saiba como fazer a gestão do tempo de forma eficiente

Saiba como fazer a gestão do tempo de forma eficiente

 

 
Ouça também nosso post:

 

Você já parou para analisar a quantidade de tarefas que acumulam durante um dia, uma semana ou até mesmo um ano? Já considerou fazer uma gestão do tempo para obter sossego nessa parte e evitar aborrecimentos na estrutura empresarial?

Se a sua resposta para as perguntas acima foi “não”, saiba que precisa rever os seus conceitos urgentemente. Afinal, a gestão do tempo é indispensável para elaborar um bom planejamento e, consequentemente, desfrutar de um dia a dia mais saudável.

Neste post, separamos algumas dicas que ajudarão você a se organizar melhor. Continue a leitura e confira!

Faça o seu planejamento logo pela manhã

Se você tem a pretensão de estabelecer uma gestão eficaz em sua empresa, entenda que é preciso começar os seus afazeres logo nas primeiras horas do dia. Talvez você não saiba, mas o influente empresário Elon Musk, por exemplo, levanta às 7h só para deixar a caixa de e-mails em dia e fazer sua programação.

É claro que, para acordar cedo e ter a disposição necessária para começar bem o dia, é fundamental manter o sono regulado. Anote tudo o que precisa fazer, priorize as atividades de maior importância, crie uma rotina e aproveite a manhã. Caso contrário, isso pode gerar estresse e prejudicar a sua qualidade de vida.

Evite a procrastinação ao decorrer do dia

Por mais que bata aquela vontade de visualizar a timeline das redes sociais, jogar conversa fora com os amigos ou qualquer outra situação que tire seu foco, saiba se controlar. Compreendemos o quanto é difícil resistir ao bichinho da procrastinação, mas isso é totalmente necessário. Afinal, como você vai alcançar as suas metas anuais se sempre deixar suas responsabilidades para depois?

Se o celular tira a sua concentração durante o dia, silencie as notificações para ter mais objetividade ao organizar a sua rotina. Você pode estipular pequenas recompensas ao realizar alguma tarefa e fazer pausas ao decorrer do dia. Aliás, esse método colabora para que o cérebro processe melhor as informações armazenadas!

Escolha algum método de organização

Se está difícil fazer o seu diagnóstico financeiro, tente se orientar por alguns métodos de organização conhecidos, como o GTD, o Pomodoro e o Kanban. Criado pelo consultor David Allen, o método GTD (Getting Things Done) define que é possível obter tranquilidade quando se tem controle sobre as coisas. Você deve se guiar a partir dessas 5 etapas:

  • capturar: tire da cabeça as principais ideias e passe para um bloco de anotações;
  • esclarecer: analise todos os dados coletados;
  • organizar: separe as demandas em um fluxograma e delegue o que é mais importante;
  • refletir: revise o que foi anotado para não perder nada de vista;
  • engajar: coloque a mão na massa para resolver as tarefas.

O método Pomodoro consiste basicamente na organização da sua lista de afazeres em fluxos de trabalho ininterruptos de 25 minutos, intercalados por pausas curtas de 5 minutos e uma longa de 30 minutos. Já o Kanban é um método japonês que corresponde ao posicionamento das obrigações do dia em cartões, que são devidamente separadas em três colunas: a fazer, em andamento e concluído.

Utilize softwares de gerenciamento

Por fim, e a mais prática de todas as dicas, você sempre pode contar com o auxílio de softwares para gerenciar as suas tarefas.

Em muitos momentos, o número de afazeres que temos acabam virando uma avalanche e fazendo com que nos percamos durante o dia. Para evitar que algo importante passe batido, portanto, o ideal é automatizar os seus processos. Já pensou utilizar um software para apurar seus documentos fiscais, por exemplo? É bem provável que isso otimize significativamente os seus recursos e ainda gere resultados positivos nas finanças.

Independentemente da maneira como você pretende organizar os seus processos de trabalho, saiba que é importantíssimo ter cada passo sob controle para prever quaisquer eventualidades que possam surgir durante o caminho.

Gostou dessas dicas sobre gestão do tempo e quer ficar por dentro de outros conteúdos exclusivos? Basta assinar a nossa newsletter: é gratuito!


Redação Grupo Studio