RECEBA NOSSO CONTEÚDO DE FORMA GRATUITA DIRETAMENTE NO SEU EMAIL

Grupo Studio Franquias Studio FiscalRegime tributário: entenda como escolher o ideal para a sua empresa

Regime tributário: entenda como escolher o ideal para a sua empresa

Regime tributário: entenda como escolher o ideal para a sua empresa

Escolher o melhor regime tributário para a sua empresa não é uma tarefa fácil. Afinal, essa seleção faz toda a diferença, sendo um fator determinante para o sucesso dos negócios. Portanto, é altamente recomendável dedicar uma parte do seu tempo para estudar as opções disponíveis.

Para ajudar você nisso, apresentamos, ao longo deste artigo, a importância do regime ideal para o bom funcionamento da empresa e listamos excelentes dicas para definir o mais adequado para atender as necessidades da sua organização. Boa leitura!

A importância de escolher o regime tributário correto

Uma das principais razões para se preocupar em selecionar o regime tributário correto é estar em plena conformidade com a legislação vigente. Enquadrar a empresa no regime adequado significa obter a garantia de não ter problemas futuros com a Receita Federal.

Além disso, é preciso considerar os custos que recaem sobre a sua empresa. Como todos sabem, a carga tributária brasileira é demasiadamente pesada, com uma série de taxas, encargos e tributos que, se não forem devidamente analisados, podem onerar consideravelmente o seu orçamento.

Porém, é perfeitamente possível superar esses obstáculos, de modo a pagar menos impostos e reduzir os custos gerais. Como? Primeiramente, é necessário conhecer a fundo as características da sua empresa e contar com o auxílio de uma consultoria especializada.

 

Faça revisão de tributos da sua empresa

 

4 excelentes dicas para escolher o regime tributário ideal

Elencamos, a seguir, as melhores dicas para ajudar você nessa etapa tão importante para assegurar o bom funcionamento dos seus negócios. Confira:

1. Analise as margens de lucro

Conhecer detalhadamente quais as margens de lucro que sua empresa obtém a cada período fiscal é um elemento de grande utilidade para fundamentar a seleção de um regime tributário, pois os tipos existentes de regimes levam em consideração justamente os lucros que a empresa obtém para definir os níveis de tributação.

2. Verifique as possibilidades de tributação

Cada regime tributário dá origem a uma cobrança de encargos específica que, por sua vez, pode variar em suas formas e, também, nas alíquotas. Ou seja, de acordo com as porcentagens a serem pagas, a tributação incidente sobre os seus negócios pode ser maior ou menor. Consequentemente, uma escolha errada de regime impacta negativamente sua rentabilidade, fazendo com que sua organização tenha que pagar mais impostos.

3. Considere o recebimento de créditos tributários

No regimento que se baseia no lucro real, as alíquotas de tributação são significativamente mais elevadas. Todavia, existe a oportunidade de receber créditos tributários, solução que pode ser muito relevante para estabilizar os custos da empresa.

No regime que leva em consideração o lucro real, as alíquotas de tributação são mais elevadas. Entretanto, há a oportunidade de haver o recebimento de créditos tributários, o que é excelente e muito útil para a companhia. Portanto, fique atento a essa possibilidade.

4. Revise anualmente o seu enquadramento

Não se esqueça de que escolher determinado regime tributário não significa que a empresa é obrigada a permanecer nele indefinidamente. Logo, o ideal é fazer uma revisão anual para averiguar se o regime atual é, de fato, a melhor opção de acordo com a realidade da sua organização.

O melhor regime tributário para a sua empresa

O melhor regime tributário para a sua empresa é aquele que apresenta a possibilidade de facilitar e simplificar os processos administrativos e financeiros, permitindo que sua organização esteja em situação regular junto ao fisco e diminuindo os gastos com a tributação.

Gostou do nosso artigo? Então, assine a nossa newsletter e esteja sempre atualizado a respeito de cargas tributárias e assuntos afins que interessam à sua empresa!

 


Acesse nossos eBooks gratuitos:

Guia da Consultoria Tributária – A forma mais segura de sua empresa pagar menos impostos
Manual da gestão tributária: Guia prático para empresários

 


Redação Grupo Studio