RECEBA NOSSO CONTEÚDO DE FORMA GRATUITA DIRETAMENTE NO SEU EMAIL

Grupo Studio Franquias Studio FiscalQual a importância de contratar um contador certo para a empresa?

Qual a importância de contratar um contador certo para a empresa?

Qual a importância de contratar um contador certo para a empresa?

O gestor de uma empresa tem muitas atribuições no seu dia a dia. Além de gerenciar o negócio de forma geral, ele precisa lidar com os empregados, pensar na concorrência e cuidar das obrigações legais. Para facilitar essas tarefas uma ótima opção é contratar um contador.

É importante encontrar um profissional com o perfil ideal para a empresa, para ter confiança e segurança nessa contratação, e aproveitar os serviços prestados da melhor forma.

Para explicar o motivo, no texto de hoje mostraremos os benefícios de achar o contador certo para a sua empresa e como fazer isso. Confira!

Os benefícios de contratar um contador certo para a empresa

Escolher um contador de confiança e que se encaixe no perfil da empresa é imprescindível para o gerenciamento do negócio. Além de fazer o balanço mensal e dar suporte nas atribuições contábeis, o profissional também deve conhecer o potencial financeiro da companhia. Por isso, confiar no contador dá a segurança necessária para que o empresário peça auxílio na tomada de decisões.

Um contador que se encaixa no perfil da empresa terá o conhecimento específico para encontrar soluções para os problemas contábeis de acordo com os interesses da companhia, sabendo quais são os planos e objetivos a longo prazo, adequando o pagamento de impostos, taxas e demais obrigações de acordo com essas finalidades.

Com essa contratação, o empresário poderá ocupar o seu tempo com outras responsabilidades, facilitando a gestão da empresa. Além disso, contando com um profissional da área, ele indicará os melhores caminhos e soluções, poupando tempo e recursos da companhia.

Como escolher o contador certo

Agora que você sabe as vantagens de ter o contador ideal para a empresa, é preciso saber como escolhê-lo. Esse profissional realiza um trabalho muito sério, indispensável para as organizações que querem crescer e ter um bom balanço financeiro. Por isso, separamos algumas dicas para ajudar nessa tarefa:

Defina o perfil do contador

Os contadores podem ter diferentes perfis de realização de trabalho. Genericamente, eles dividem-se entre aqueles que fornecem um serviço mais amplo, abrangendo diversas áreas, e aqueles especialistas em um determinado ramo.

Dessa forma, o primeiro passo é avaliar as necessidades da empresa para definir o perfil do contador, se ele deve ser especialista em uma área ou se a atuação será mais abrangente, realizando diversos serviços.

Busque referências e indicações

Outro fator importante é buscar indicações a respeito do trabalho dos profissionais encontrados. Isso é fundamental para conhecer melhor a qualidade do serviço que será realizado pelo contador.

Busque opções e crie uma lista de profissionais. Após isso, você poderá consultar os clientes que eles representam para conferir a satisfação deles com o trabalho prestado. Aqui, também é possível definir um custo-benefício: quanto você está disposto a pagar e quanto vale esse trabalho?

Confira se o contador está de acordo com as normas

Reduzidas as opções, agora é importante verificar se o contador está inscrito no Conselho Regional de Contabilidade, para ter certeza de que ele é certificado pelo órgão.

Infelizmente, muitos profissionais atuam sem o devido registro, e isso pode ser muito perigoso para a empresa. Além dos problemas legais, sem o registro, o contador não terá a técnica necessária para realizar os serviços contratados.

Entre em contato com o contador

Agora que você já tem as opções bem definidas, é fundamental entrar em contato com o profissional e verificar também o seu local de trabalho. Como o serviço deve apresentar qualidade, o ambiente em que o contador atua precisa oferecer a estrutura adequada para que ele realize as demandas.

Também verifique os canais de comunicação e a rapidez das respostas. Como existem assuntos urgentes nessa área, é imprescindível que o contador esteja sempre à disposição e ofereça meios de contato eficientes.

Seguindo essas dicas, você conseguirá contratar um contador ideal e ter mais tranquilidade em relação aos aspectos financeiros de sua empresa, reduzindo os gastos e aumentando os seus lucros.

Gostou do artigo? Para ficar por dentro de assuntos como esse, não se esqueça de assinar a nossa newsletter para receber todos os conteúdos diretamente por e-mail!


Acesse nossos eBooks gratuitos:

Guia da Consultoria Tributária – A forma mais segura de sua empresa pagar menos impostos
Manual da gestão tributária: Guia prático para empresários

 


Redação Grupo Studio