RECEBA NOSSO CONTEÚDO DE FORMA GRATUITA DIRETAMENTE NO SEU EMAIL

Grupo Studio Franquias Studio FiscalPlanejamento tributário para indústria: veja como aplicar na sua empresa

Planejamento tributário para indústria: veja como aplicar na sua empresa

Planejamento tributário para indústria: veja como aplicar na sua empresa

Empresas normalmente realizam planejamento para vários setores, seja planejamento de custos, ou ainda que atuem na estratégia do negócio em sí. Quando o assunto vai para área fiscal e tributária, o comportamento é diferente. A falta de planejamento tributário atrapalha as indústrias, transformando o processo fiscal em um grande problema.

Abordamos, ao longo deste artigo, o melhor modo de implementar este tipo de planejamento especificamente para indústrias. A partir do seu conceito, apresentamos a sua importância para as organizações de qualquer segmento e como esse planejamento pode ser efetuado. Boa leitura!

 

O que é o planejamento tributário e qual a sua importância?

O planejamento tributário nada mais é do que o desempenho de uma série de atividades que tem como objetivo otimizar as despesas e o trabalho organizacional com as obrigações fiscais que a empresa possui.

Esse trabalho visa adequar os objetivos gerais do empreendimento à legislação brasileira, que é rigorosa, possui elevada carga de impostos e não pode ser ignorada.

Para fazer isso, os gestores responsáveis precisam analisar todos os processos e o regime tributário onde o negócio está enquadrado e procurar maneiras de fazer com que os custos ali presentes sejam reduzidos.

A elaboração de um planejamento tributário necessita seguir uma linha de raciocínio, uma lógica que demonstre respeito pela hierarquia empresarial, prezando pelas demandas e necessidades que apresenta. Por conta disso, alguns pontos de planejamento podem variar conforme cada caso em particular.

Além disso, o planejamento tributário não é somente importante pelo fato de que ele auxiliará a diminuir o montante de impostos e tributos que são pagos, mas assegurar que tudo será pago em dia, da forma correta.

 

Como fazer o planejamento tributário para indústrias?

Elencamos, abaixo, alguns passos para a elaboração do planejamento tributário.

Compreenda bem o negócio

Antes de tudo, para criar um bom planejamento, é necessário possuir conhecimentos específicos a respeito da natureza da indústria e do trabalho realizado por ela. Isso significa saber quais são os ciclos do negócio, a estrutura na qual ela está calcada, os seus pontos fortes e fracos, além obviamente das suas obrigações fiscais e do regime tributário.

Estabeleça metas e objetivos

Uma vez que você tenha efetuado um diagnóstico das condições atuais da companhia, é indicado que se estabeleça metas e objetivos de planejamento, para incentivar o trabalho ao redor da otimização dos custos. Isso pode ser definido de forma coletiva, com o engajamento de toda a equipe.

Elabore um cronograma

Elabore um cronograma determinando prazos e datas específicas para a execução e alcance das metas e objetivos estipulados, além, é claro, das datas de pagamento de cada um dos tributos e impostos.

Verifique em qual regime tributário a indústria se situa

Um dos pontos mais importantes é averiguar dentro de qual regime tributário a indústria em questão se enquadra. Muitas empresas pagam mais impostos do que deveriam por terem adotado um regime tributário que não é o ideal.

Faça análises e simulações de cenários

Para se certificar da precisão e qualidade do planejamento e ter uma base mais sólida para a tomada de decisões e execução de ações, é interessante realizar simulações dos possíveis cenários fiscais e financeiros e a consequente análise dos dados encontrados.

 

Quais são os benefícios do planejamento tributário para indústrias?

Os benefícios essenciais do planejamento tributário para indústria são a redução da carga de impostos pagos e, consequentemente, a obtenção de um rendimento mais elevado, sem falar em estar dentro dos conformes prescritos pela Receita.

Como você pode perceber, é muito importante contar com um planejamento tributário, independentemente do setor de atuação da sua empresa. Siga as nossas dicas e, se tiver alguma dificuldade, conte com o auxílio de uma  empresa especializada no assunto!

Quer entender melhor por que as empresas precisam de planejamento tributário? Então, leia este nosso outro artigo sobre o tema!


Redação Grupo Studio