RECEBA NOSSO CONTEÚDO DE FORMA GRATUITA DIRETAMENTE NO SEU EMAIL

Grupo Studio Franquias Studio FiscalPerfil profissional: como identificar o perfil dos seus colaboradores?

Perfil profissional: como identificar o perfil dos seus colaboradores?

Perfil profissional: como identificar o perfil dos seus colaboradores?

Para o gestor, é fundamental buscar alternativas para aumentar a eficiência do trabalho e a competitividade.

Uma das melhores formas de fazer isso é alinhar as atividades da empresa ao perfil dos colaboradores, garantindo que cada um esteja na função certa.

Neste post, explicaremos como identificar o perfil profissional dos colaboradores, além de mostrar a importância de se fazer isso. Continue a leitura e confira!

A importância de identificar o perfil profissional dos colaboradores

Identificar o perfil dos colaboradores de uma empresa serve como uma maneira de conseguir resultados mais efetivos de sua equipe de trabalho.

Quando cada colaborador tem um perfil definido, fica mais fácil delegar tarefas e funções, para que sejam realizadas da forma mais benéfica para a empresa.

Ainda, trabalhando com uma área que atende às características do colaborador, ele consequentemente terá uma qualidade de vida melhor no trabalho e se sentirá mais recompensado pelo esforço.

Além disso, é possível ter uma melhor gestão de equipes dentro da empresa, com cada colaborador desempenhando as tarefas que tem mais afinidade de acordo com o seu perfil.

Fazendo isso, a empresa diminuirá as chances de o empregado querer se desligar, além de incentivar o seu crescimento.

 

Faça revisão de tributos da sua empresa

 

Como identificar o perfil dos seus colaboradores

Identificar o perfil profissional, muitas vezes, não é uma tarefa fácil, principalmente para os gestores que não têm uma definição e planejamento de quais caminhos tomar.

Essa identificação deve acontecer já no processo seletivo, durante a entrevista de emprego, para garantir a contratação de um profissional que se enquadra no perfil necessário.

Separamos algumas atitudes para ajudar nessa tarefa. Confira:

Defina os setores da empresa

Antes de tudo, é importante que os setores e categorias dentro da empresa estejam bem definidos. Isso é preciso porque, mesmo sabendo o perfil do colaborador, sem essa separação ficará difícil adequá-lo à atividade a ser realizada.

Por isso, o gestor deve separar categorias e setores da empresa e observar quais profissionais estão mais satisfeitos e produtivos em cada área.

Assim fica mais fácil fazer um remanejamento de pessoal, para adequar o colaborador com determinado perfil a um setor do empreendimento.

Promova trabalhos em grupo

O perfil de um profissional pode se modificar se ele trabalhar sozinho ou em grupo. Portanto, se na empresa o trabalho é mais individual, tente promover mais atividades entre colaboradores e veja quais deles se destacam.

Isso é uma peculiaridade de cada perfil, pois alguns empregados preferem trabalhos individuais, enquanto outros se sobressaem em grupo.

É importante averiguar esses pontos para mais tarde pode adequar esses perfis às atividades que devem ser realizadas na companhia.

Observe a rotina dos colaboradores

O perfil de cada profissional não pode ser definido apenas por relatórios de produtividade ou mesmo de comportamento.

É fundamental que o gestor observe como os seus colaboradores se comportam, na prática, no dia a dia da empresa, e também converse com eles para saber as suas particularidades.

Tente ser amigável e realmente entender o que cada um pensa sobre o serviço e a empresa, o que gostaria de fazer além de suas atribuições e o que acha desnecessário.

Realize pesquisas de satisfação

Além de observar a rotina dos colaboradores e conversar com eles, é possível também fazer pesquisas de satisfação dentro da empresa.

Isso pode ajudar o gestor a adequar as atividades dos colaboradores, além de saber o que está funcionando e o que deve ser melhorado.

Veja também se os colaboradores se sentem desafiados pelo trabalho ou se estão acomodados, se a função está muito estressante, como os benefícios que a empresa oferece são vistos etc.

O que fazer com essas informações

Com essas informações em mãos é importante realizar as mudanças e remanejamentos de forma efetiva e que traga mais benefícios para todos.

É importante fazer uma adequação dos perfis dos colaboradores com a atividade realizada, que ajudará, inclusive, a reduzir os gastos com rotatividade de pessoal.

Veja quais são as aspirações e reclamações de cada trabalhador e defina um plano de carreira para os que buscam crescer dentro da empresa. Com certeza, isso motivará os colaboradores.

Essas atitudes também podem ajudar na lucratividade da empresa e na qualidade de vida dos seus funcionários.

Gostou deste post? Tem alguma dúvida sobre o perfil profissional dos colaboradores? Então deixe o seu comentário logo abaixo para que possamos ajudá-lo!

 


Acesse nossos eBooks gratuitos:

Guia da Consultoria Tributária – A forma mais segura de sua empresa pagar menos impostos
Manual da gestão tributária: Guia prático para empresários

 


Redação Grupo Studio