RECEBA NOSSO CONTEÚDO DE FORMA GRATUITA DIRETAMENTE NO SEU EMAIL

Grupo Studio Franquias Studio FiscalO passo a passo para recuperar créditos tributários!

O passo a passo para recuperar créditos tributários!

O passo a passo para recuperar créditos tributários!

Você pode até não saber, mas é bastante comum que algumas empresas, devido a uma série de fatores, acabem pagando tributos a maior, ou seja, pagam mais impostos do que realmente é necessário — e isso acaba gerando créditos tributários. No entanto, não é preciso se preocupar, pois é plenamente possível recuperar esses valores.

Compartilharemos, neste artigo, um passo a passo para a recuperação de créditos tributários. Começaremos falando da importância do planejamento tributário e o conceito de recuperação de créditos. Em seguida, listaremos e explicaremos alguns passos para essa recuperação. Confira:

 

A importância do planejamento tributário e o conceito de recuperação de créditos tributários

Toda companhia necessita, obrigatoriamente, pagar uma série de impostos. No entanto, a quantidade e a natureza dos impostos dependerão do regime tributário no qual a empresa se encaixa. Vale ressaltar, também, que há impostos que toda instituição precisa pagar, independentemente do porte, como IRPJ, por exemplo.

Dito isso, para garantir que esses impostos estejam sempre em dia e que as devidas informações encaminhadas à Receita estejam corretas, é preciso efetuar o planejamento tributário. Este passo é extremamente relevante, pois, com a sua implementação, ele reduz a carga tributária da empresa.

Essa redução da carga tributária vai auxiliar a instituição a potencializar a competitividade frente ao mercado, assim como, também, a sua própria existência. Além disso, o dinheiro economizado com impostos pode ser utilizado para a formação de um fundo de reserva ou, então, para novos investimentos, visando o crescimento.

 

O passo a passo para a recuperação dos créditos tributários

Abaixo, confira o passo a passo para efetuar a recuperação dos créditos tributários.

Análise detalhada dos potenciais pontos de recuperação

O primeiro passo é fazer um levantamento de todos os eventuais pontos em que possa ter havido impostos pagos a maior. É fundamental averiguar o valor que foi declarado como devido na DIPJ e aquilo que foi realmente recolhido em DARF. Dessa forma, pode-se descobrir se houve pagamento a maior.

Retificação de dados

Após a verificação das eventuais divergências de tributos pagos a maior, será efetuada a retificação da DIPJ e a devida atualização dos valores baseando-se na Taxa Selic.

Recuperação dos créditos

Feita a análise dos impostos pagos a maior, a recuperação dos créditos tributários é realizada via administrativa, acrescida dos juros devidos conforme com a taxa referencial da Selic (sigla para Sistema Especial de Liquidação e Custódia).

Planejamento tributário

O planejamento tributário, que pode ser feito por uma empresa de consultoria contábil, ajuda em todo o processo de levantamento e análise de dados, retificação de dados e valores, averiguação das leis tributárias e a organização contábil e financeira, para que sejam pagos os impostos certos, na data correta.

 

A contabilidade como ferramenta de gestão

A recuperação de créditos tributários a maior é uma amostra do quanto a contabilidade é importante, como um instrumento inteligente de gestão para o seu negócio, não somente para recuperar valores, mas, também, para reduzir riscos futuros. Com o auxílio de uma empresa de consultoria contábil, a sua companhia pode recuperar os créditos tributários.

Quer se manter atualizado sobre novidades a respeito da contabilidade? Então, assine a nossa newsletter!


Redação Grupo Studio