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Grupo Studio Franquias Studio FiscalEntenda como criar metas anuais eficientes para sua empresa

Entenda como criar metas anuais eficientes para sua empresa

Entenda como criar metas anuais eficientes para sua empresa

Criar metas é um dos passos mais importantes para que uma empresa se mantenha lucrativa. No entanto, antes mesmo de definir quais objetivos deverão ser alcançados, é necessário organizar a forma de atingi-los. Trata-se do planejamento.

E, já que a economia brasileira está demorando mais tempo que o esperado para se recuperar da crise, é necessário iniciativa e, acima de tudo, muita organização. Afinal, em tempos de vacas magras, nenhum recurso pode ser gasto sem rigoroso controle.

Continue a leitura e saiba como a criação de metas anuais na sua empresa pode ajudar a trilhar novos rumos no ano que está prestes a começar. Em quatro dicas, você saberá como começar uma fase pautada pelo crescimento e pela segurança.

1. Analise a situação atual da empresa

Não há mudança para melhor que não tenha um ponto de partida claramente definido. Todo médico, antes de prescrever um tratamento, realiza um diagnóstico de seu paciente, para que a medicação seja adequada às suas necessidades. O mesmo deve ser feito com uma empresa, com a diferença de que, nesse caso, o doutor é você.

Da mesma forma que o médico não trabalha sozinho, embora tenha autonomia, o ideal é ter o apoio de outros profissionais. O mais indicado é o contador. Afinal, se uma empresa está doente, o principal sintoma será detectado em seu balanço patrimonial e no fluxo de caixa.

2. Estipule metas viáveis

Uma vez que a empresa esteja corretamente avaliada em suas condições operacionais e de liquidez, é hora de começar a definir as metas que poderão ser traçadas. Não precisa, em um primeiro momento, definir apenas uma meta. Tente esboçar várias e vá destrinchando uma a uma com o apoio da contabilidade.

Nessa etapa do planejamento, o ideal é aprofundar ao máximo a análise do negócio. Metas viáveis só podem ser traçadas se o fluxo de ideias for acompanhado da análise dos dados contábeis, fiscais e estratégicos relacionados ao cenário em que a empresa está inserida.

Por exemplo, pode ser que um concorrente esteja expandindo suas operações, com a construção de uma nova unidade física ou comprando outra empresa. Com base nisso, e nas informações disponíveis, seria interessante ou não ter como meta a criação de um novo ponto de venda?

 

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3. Crie um plano de ação

Agora, que você e a sua equipe conhecem a realidade da empresa e quais metas ela precisa ou deseja alcançar, é o momento de traçar um plano de ação.

Voltando ao exemplo da construção de uma nova loja, o que pode ser feito para que, em determinado período de tempo, a nova unidade esteja pronta para entrar em operação? Será feito um empréstimo para financiar a obra ou a empresa conta com reservas suficientes para isso?

Um plano de ação deve contar com um cronograma, em que as tarefas a serem executadas tenham seus prazos estipulados. Assim, todos os envolvidos saberão o que devem fazer e o que entregar dentro de um período de tempo.

Outro ponto que deve ser desenvolvido no plano de ação é o orçamento porque não existe meta que abra mão dos recursos financeiros necessários para a sua realização. Lembre-se: o contador deve ser sempre consultado!

4. Envolva a equipe ao criar metas

Por último, é necessário contar com o máximo empenho das pessoas. Em se tratando de objetivos coletivos, se não estiverem todos engajados com as metas propostas dificilmente os resultados serão bons.

A boa performance de um negócio depende diretamente do comprometimento dos colaboradores. Tenha esse aspecto sempre em vista ao criar metas na sua empresa e seja bem-sucedido!

Uma vez que as suas metas tenham sido traçadas, é preciso manter-se sempre atualizado. Afinal, o universo empresarial está em constante movimento. Para isso, assine já a nossa newsletter e esteja à frente da concorrência!

 


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Redação Grupo Studio