RECEBA NOSSO CONTEÚDO DE FORMA GRATUITA DIRETAMENTE NO SEU EMAIL

Grupo Studio Franquias Studio FiscalDescubra o que é perícia contábil e se é uma boa para o seu negócio

Descubra o que é perícia contábil e se é uma boa para o seu negócio

Descubra o que é perícia contábil e se é uma boa para o seu negócio

Ouça também nosso post:


Em épocas de fake news e de bolhas de opinião, trabalhar com acontecimentos reais e empíricos é algo importante para todo tipo de profissional, inclusive aqueles que lidam com ações ligadas ao direito ou trabalhos contábeis. Isso demonstra por que a perícia contábil tem se tornado algo cada vez mais relevante para todo tipo de empresa.

Não sabe o que é uma perícia contábil e como ela pode ser útil para o seu negócio? Então confira o nosso post e saiba mais a respeito desse assunto:

O que é uma perícia contábil?

A perícia contábil é um tipo de inspeção que reúne elementos que possam ser utilizados como prova técnica e científica para alguma controvérsia ligada a um certo litígio.

Esse tipo de perícia pode ser aplicada, por exemplo, em situações de perdas e danos, dúvidas sobre situação econômica e financeira e até sobre o equilíbrio econômico de um determinado negócio.

De acordo com o Conselho Federal de Contabilidade (CFC), a atividade da perícia contábil pode ser dividida em dois tipos:

  • perícia contábil judicial: exercida sobre a tutela da Justiça. Nesse caso, a perícia ocorre quando um juiz determina a conferência de alguns dados e até a coleta de provas. Ou seja: nessa situação, existe um litígio;
  • Perícia contábil extrajudicial: de âmbito arbitral, estatal ou até mesmo voluntária em determinados casos. Esse tipo é bastante comum na justiça trabalhista, principalmente quando um funcionário é desligado de uma empresa e os responsáveis por ela precisam fazer a conferência dos valores pagos referentes ao tempo de trabalho, por exemplo.

Mas quem pode produzir uma perícia contábil? De acordo com as normas brasileiras de contabilidade, essa perícia, tanto judicial quanto extrajudicial, só pode ser feita por meio de um contador registrado no Conselho Regional de Contabilidade.

Clique aqui e baixe gratuitamente o eBook: Manual da Gestão Tributária: Guia Prático para Empresários

 

Por que isso pode ser uma boa para o seu negócio?

Agora que você já sabe o que é a perícia contábil, quais seus tipos e quem pode produzi-la, é interessante entender como essa ferramenta pode ser útil para o seu negócio. Veja alguns benefícios a seguir:

Melhoria nas práticas de governança e aumento de transparência

Por lidar com fatos e dados empíricos, a perícia contábil transmite uma boa ideia de transparência para as práticas da empresa. Isso ajuda também a aprimorar as práticas ligadas ao âmbito da governança daquele negócio, saindo de um modelo com base em opiniões — que é o caso das auditorias — para outro com base científica.

Tomada de decisão baseada em dados e processos validados

Por meio de uma  perícia contábil, é possível tomar melhores decisões a respeito de um determinado processo, justamente por conhecer suas fragilidades reais e seus pontos positivos.

Reconhecimento de possíveis riscos para a empresa

A perícia contábil também é bastante útil para reconhecer possíveis riscos tributários para uma empresa, identificando onde é possível ocorrer problemas como fraude e sonegação.

Como você viu por aqui, a perícia contábil pode ser extremamente útil para resolver problemas legais e contábeis para a sua empresa. Por isso, fique de olho nesse tipo de ferramenta para resolver qualquer dúvida em seu negócio.

Se você gostou do conteúdo de hoje, aproveite para ler também nosso post sobre como fazer o diagnóstico financeiro de sua empresa!


Redação Grupo Studio