RECEBA NOSSO CONTEÚDO DE FORMA GRATUITA DIRETAMENTE NO SEU EMAIL

Grupo Studio Franquias Studio FiscalDanfe online: o que é e como usar no seu negócio!

Danfe online: o que é e como usar no seu negócio!

Danfe online: o que é e como usar no seu negócio!

 

 

É bem provável que você já tenha ouvido falar em Danfe online, mas não prestou atenção na importância desse documento, não é verdade?

O Documento Auxiliar da Nota Fiscal Eletrônica (Danfe) é imprescindível entre as melhores práticas tributárias, afinal, permite que se tenha mais agilidade, contribui para o aumento da produtividade e otimiza o processo contábil.

Sendo assim, para que compreenda um pouco melhor sobre o que estamos falando, acompanhe a leitura e veja um miniguia sobre o assunto!

Afinal, o que é Danfe online?

Explicando de uma forma simples, o Danfe online é o complemento da Nota Fiscal Eletrônica (NF-e), pois resume as principais informações que constam referente à venda. É um documento emitido na web e que deve vir junto ao produto para que seja transportado — caso contrário pode ocasionar multa ao veículo da empresa.

Embora seja uma representação gráfica de um documento fiscal, o Danfe não tem validade legal, portanto não precisa ser arquivado. No entanto, deve constar dados primordiais como a origem e o destino da mercadoria, valores, tributos, razão social da empresa e até mesmo a chave de acesso para consultar a NF-e.

Quais são as suas vantagens?

Talvez você não tenha percebido ainda, mas existem diversas vantagens em utilizar o Danfe no dia a dia do negócio. A primeira delas é a confiabilidade do processo, visto que mostra ao cliente que a sua empresa está comprometida em ser transparente na venda e isso gera credibilidade.

Além disso, o Danfe online pode auxiliar na escrituração das operações realizadas e agilizar o tempo de inspeção de uma possível parada em um posto fiscal. Tendo em vista esses benefícios, a empresa consegue ter organização e, consequentemente, uma gestão eficaz das partes logísticas e contábeis.

O que difere a Danfe online do XML?

Tanto o Danfe online quanto o XML da nota fiscal são fundamentais para a sua estrutura empresarial, porém apresentam funções distintas. É importante conceituar que o arquivo XML é a extensão direta da nota fiscal eletrônica, já o Danfe online é emitido e visualizado em PDF, o que acaba facilitando a impressão do documento.

Note que o XML tem um padrão de escrituração que é constantemente atualizado pela Secretaria da Fazenda, sendo que deve constar todas as informações da negociação, e não apenas um resumo como acontece com o Danfe. Vale ressaltar que o arquivo emitido da NF-e precisa ser guardado por, pelo menos, cinco anos, pois é a comprovação de que está agindo dentro da lei.

Como funciona a emissão na prática?

A princípio, a emissão do Danfe deve ser em um papel tamanho A4 (210 x 297 mm) ou ofício 2 (230 x 330 mm). A forma mais recomenda de emitir esse documento é no mesmo sistema utilizado para gerar o arquivo XML da nota fiscal eletrônica, pois ajuda para que não tenha divergências durante o processo.

O Danfe deve ser impresso logo após a autorização da NF-e, por parte da Secretaria da Fazenda, reforçando que o documento terá o resumo da nota — mas deve constar a senha de acesso e o código de barras obrigatoriamente. Se houver o extravio do papel durante o transporte da mercadoria, torna-se necessário a reimpressão do documento para encaminhá-lo novamente à transportadora.

É interessante observar que o Danfe é fundamental no processo de relacionamento com o cliente e, naturalmente, faz com que a sua empresa cumpra os requisitos básicos para não ter quaisquer problemas fiscais.

Agora que já sabe o que é e como funciona o Danfe online, aproveite a visita ao nosso blog e saiba um pouco mais sobre as alíquotas em cada regime tributário! Boa leitura!


Redação Grupo Studio