RECEBA NOSSO CONTEÚDO DE FORMA GRATUITA DIRETAMENTE NO SEU EMAIL

Grupo Studio Franquias Studio FiscalConsultoria tributária: saiba por que a sua empresa precisa contratar

Consultoria tributária: saiba por que a sua empresa precisa contratar

Consultoria tributária: saiba por que a sua empresa precisa contratar

A área tributária em nosso país é repleta de detalhes e sofre constantes mudanças legais, alterando alíquotas, enquadramentos, bases de cálculo e outras regras que influenciam diretamente os gastos das empresas.

Ter uma ajuda para lidar com todas essas questões é essencial para o empresário, que terá mais segurança e uma visão melhor da lucratividade e da saúde financeira do seu empreendimento.

É nesse ponto que a consultoria tributária atua, fornecendo informações e fazendo estudos na companhia para que as normas sejam cumpridas da forma mais vantajosa. Neste post explicaremos o que é esse serviço e qual a sua importância. Acompanhe!

O que é consultoria tributária?

A consultoria tributária é realizada por profissionais especializados na área, que promovem um aconselhamento nas questões específicas envolvendo tributos, como taxas, impostos, contribuições sociais etc.

Esses prestadores de serviços devem estar atualizados com a legislação e também com as normas administrativas referentes ao assunto, por isso, é importante sempre pesquisar bem antes de fazer a contratação.

Isso dará ao empresário mais segurança em relação às apurações e pagamentos de tributos, e garantirá que a legislação está sendo cumprida, para que não haja surpresas com cobranças e multas.

Qual é a importância desse serviço?

A legislação referente à tributação das empresas está em constante alteração, adequando alíquotas, mudando bases de cálculo e até mesmo extinguindo impostos e taxas.

Nem sempre o empresário consegue ficar a par de todas essas mudanças, e acaba deixando de recolher algum tributo por falta de conhecimento, ou mesmo faz um planejamento considerando pagamentos que não precisam ser feitos.

Ter uma ajuda nessa área evita que o gestor passe por problemas legais e de fiscalização, também reduzindo os gastos com recolhimentos de impostos, taxas e contribuições, sempre seguindo o que determina a lei.

O pagamento de tributos, apesar de importante para a economia do país, se feito de forma excessiva, prejudica — e até mesmo impede — a lucratividade da empresa. Nesse momento, uma boa consultoria é fundamental para a saúde financeira do negócio.

 

Faça revisão de tributos da sua empresa

Como atua a consultoria tributária?

A consultoria tributária atua nessa área, fazendo um estudo preventivo no negócio e ajudando no planejamento de pagamentos de tributos. Ela também demonstra os efeitos desses recolhimentos e o que pode ser poupado ou deve ser melhorado.

Da mesma forma, pode otimizar os processos fiscais do empreendimento, tornando-os mais eficientes em relação aos recolhimentos e cálculos de tributos, além de ajudar nos procedimentos que devem ser realizados.

Outro ponto importante em que esse serviço atua é na revisão dos procedimentos utilizados para a emissão de notas fiscais e também no controle da escrituração de livros referentes ao fisco. Esses detalhes são fundamentais para manter a regularização da empresa e o controle do caixa e dos pagamentos.

Não é só nas empresas já consolidadas que a consultoria tributária pode atuar. Mesmo no momento de criação do negócio, deve-se escolher e conhecer alguns pontos, como enquadramento no Simples Nacional, qual o melhor tipo de sociedade do ponto de vista tributário para determinado empreendimento etc.

Esse serviço fará tudo isso com a elaboração e cuidados necessários que o assunto exige, considerando o ramo e o porte da empresa, visto que pode haver variações legais para cada tipo de sociedade e tamanho do empreendimento.

Portanto, esse serviço atuará de diversas formas na empresa, sempre realizando um estudo específico e detalhando para o empresário as melhores escolhas e o planejamento que deve ser feito em relação a essa área, objetivando manter a lucratividade e segurança jurídica.

Se você se interessou sobre a consultoria tributária, não deixe de entrar em contato conosco para conhecer melhor os nossos serviços!


Redação Grupo Studio