RECEBA NOSSO CONTEÚDO DE FORMA GRATUITA DIRETAMENTE NO SEU EMAIL

Grupo Studio Franquias Studio FiscalConheça os maiores desafios da gestão tributária de uma empresa

Conheça os maiores desafios da gestão tributária de uma empresa

Conheça os maiores desafios da gestão tributária de uma empresa

A gestão tributária é um apoio mais que necessário em empresas brasileiras. Os números apontam para o enorme peso que o fisco exerce sobre as atividades produtivas no Brasil. De acordo com a OCDE, somos o país que mais cobra impostos na América Latina, com 33,4% do Produto Interno Bruto (PIB), composto por tributos.

Não bastasse a quantidade de dinheiro vertida para a arrecadação, os empresários também precisam lidar com a complexidade do sistema tributário. O Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT) apurou que, anualmente, mais de 12 mil atualizações nas regras tributárias são realizadas pela Receita Federal.

Esses são alguns dos desafios que se impõem diante das empresas brasileiras. Entretanto, seguindo as dicas que destacamos neste artigo, ficará mais fácil superar as barreiras criadas pelo governo. Prossiga na leitura e saiba o que fazer para pagar menos impostos!

Desenvolver uma metodologia

Tendo em vista a complexidade do sistema tributário ao qual estamos submetidos, é fundamental desenvolver métodos consistentes de avaliação para posterior proposição de soluções.

Considerando que, antes do início do exercício fiscal, as empresas devem optar pelo regime adequado ao seu faturamento, torna-se ainda mais importante criar um método consistente de avaliação da real situação fiscal de um negócio.

Nesse sentido, a atuação de uma consultoria contábil é importantíssima para garantir a análise minuciosa do regime em que a empresa se enquadra. Dessa forma, é possível encontrar alternativas para reduzir a carga tributária.

Evitar cadastros errados

A Receita Federal costuma ser implacável com quem infringe suas regras ou repassa dados contábeis de maneira errada. Entre os principais problemas enfrentados pelas empresas está o preenchimento errado de formulários no envio de notas fiscais.

Mesmo com os avanços na escrituração eletrônica, pela qual os softwares de gestão tornam o preenchimento de formulários automático, ainda há muitos erros. Os equívocos concentram-se, principalmente, na hora de definir as alíquotas dos impostos, o que pode gerar pesadas multas.

A mão do fisco é pesada, portanto alinhe bem com o seu contador os processos na hora de efetuar a escrituração.

 

Faça revisão de tributos da sua empresa

 

Conhecer a carga tributária

As operações de uma empresa envolvem, geralmente, o pagamento de fornecedores, funcionários e custos com máquinas e equipamentos, se for o caso. São muitas as despesas, mas uma coisa elas têm em comum — a tributação.

Vejamos: se a sua empresa lida com fornecedores, certamente você pagará ICMS em cima de insumos e mercadorias compradas.

No transporte, todo veículo em nome do CNPJ é tributado, na forma do IPVA e no preço dos combustíveis. Funcionários geram custos para a empresa, não apenas em relação a pagamentos, como também nas contribuições que o estabelecimento deve prestar para a seguridade social.

Mesmo diante de tantos tributos, há empresas que ainda operam sem identificar corretamente toda a carga tributária a que estão sujeitas. Trata-se de um erro terrível e que só pode ser evitado se houver o braço da contabilidade apoiando.

Elaborar um planejamento tributário

Tendo em vista a complexidade do sistema tributário e as consequências desastrosas que a escolha equivocada de um regime pode acarretar, acentua-se a necessidade de recorrer ao planejamento tributário. Embora o Simples Nacional seja, em geral, o regime mais indicado para as pequenas e médias empresas, deve ser evitada a sua escolha no “automático”.

Dependendo do faturamento registrado, pode até ser mais vantajosa a escolha pelo Lucro Presumido, caso os valores apurados superem o limite do Simples.

Uma gestão tributária eficaz contempla todos os aspectos envolvidos no pagamento de impostos e tem como principal característica a permanente reavaliação de processos. Fuja do piloto automático quando o assunto é tributação!

Ficou interessado em saber mais? Teremos prazer em conversar sobre a gestão fiscal na sua empresa e ajudar a encontrar soluções para reduzir a carga tributária. Faça contato agora mesmo com a Studio Fiscal!

 


Acesse nossos eBooks gratuitos:

Guia da Consultoria Tributária – A forma mais segura de sua empresa pagar menos impostos
Manual da gestão tributária: Guia prático para empresários

 


Redação Grupo Studio