RECEBA NOSSO CONTEÚDO DE FORMA GRATUITA DIRETAMENTE NO SEU EMAIL

Grupo Studio Franquias Studio FiscalComo você gerencia o seu tempo?

Como você gerencia o seu tempo?

Como você gerencia o seu tempo?

É imerso na corrida contra o tempo para pegar o ônibus, no congestionamento de carros e pessoas nas ruas que lutamos para chegar ao nosso destino. E quando chegamos lá uma nova corrida contra o tempo volta a acontecer. Terminar aquele projeto no trabalho que está com o prazo quase esgotado, largar o filho as pressas na escola para ir correndo para o trabalho, botar aquela roupa que acumulou em casa durante a semana na máquina de lavar, dar banho, atenção e comida para os filhos, correr para não chegar atrasado na aula e na volta tomar banho e comer algo correndo para ter uns minutos a mais de sono, antes de toda essa loucura recomeçar. Essas e várias outras situações semelhantes acontecem todos os dias e os apelos são sempre os mesmos, “preciso de mais horas no meu dia!”

No meio de toda essa loucura você já parou para pensar quantos estímulos disputam a sua atenção nessa corrida do dia-a-dia? E quantos deles realmente conquistam a sua atenção sem que você consiga parar para refletir quais deles realmente são importantes e agregam valor à sua vida? Avalie como você vem utilizando o seu tempo. Talvez essa tarefa pareça complicada, mas muitos dos que reclamam da falta de tempo desperdiçam o seu dia com tarefas vazias, sem propósito e sem resultados.

As empresas buscam profissionais eficazes em gerenciar suas horas de trabalho. Nesse contexto a frase “Time is Money” nunca fez tanto sentindo. Sabendo gerenciar o seu tempo, aprendendo a lidar com as interrupções, tendo foco e utilizando ferramentas simples, como a agenda por exemplo, a sua rotina ganhará outro propósito, será muito mais produtiva e trará ótimos resultados. Uma pessoa com foco em resultado, por exemplo, produz infinitamente mais do que outra que executa várias atividades ao mesmo tempo, pois ser multitarefa gera dispersão e a própria falta de foco. Estudos mostram inclusive que alternar continuamente a atenção entre várias tarefas prejudica a memória e o raciocínio, o que leva à queda de desempenho. Interrupções também geram um grande desperdício de tempo em nossas vidas. Gloria Mark, professora da Universidade da Califórnia, descobriu que um profissional típico leva, em média, 25 minutos para retornar à tarefa original depois de uma interrupção. Portanto, administre adequadamente suas tarefas e atente-se as interrupções que você sofre durante o dia.

Conheça alguns dos maiores ladrões do tempo e aproveite as dicas que seguem para que você possa aprender a lidar com eles e tornar o seu dia mais produtivo.

Os ladrões do tempo:

o Interrupções: Contato pessoal, telefone, pela própria pessoa.
o Desorganização.
o Procrastinação.
o Incapacidade de dizer não.
o Visitas não agendadas.
o Reuniões não produtivas e prolongadas.
o Aplicativos de mensagens instantâneas.
o E-mails sem importância.
o Falta de planejamento.
o Perfeccionismo desnecessário.
o Conversas informais.
o Falhas de comunicação.
o Inexistência de padrões.

Como controlar o desperdício de tempo?

o Avise aos demais sempre que não puder ser interrompido e escolha um local onde isso não aconteça.
o Adote um método e/ou uma ferramenta para se organizar, planejar e acompanhar suas demandas.
o Se algo puder ser resolvido em 2 minutos, faça agora! Se não, divida suas ações, mas faça!
o Saiba dizer não.
o Reuniões produtivas podem ser feitas em 30 minutos. Foque no tema e nos objetivos da reunião.
o Planeje o seu dia.
o Estabeleça as suas prioridades lembrando: primeiro o que é mais importante!
o Não tente ser perfeito.
o Resolva no início do dia as tarefas indesejáveis.
o Resolvendo problemas dos demais: aponte o problema, mostre alternativas, ofereça a solução.
o Seja claro e objetivo no que deseja comunicar.

 


Acesse nossos eBooks gratuitos:

Guia da Consultoria Tributária: a forma mais segura da sua empresa pagar menos impostos
Manual da gestão tributária: guia prático para empresários


Redação Grupo Studio