RECEBA NOSSO CONTEÚDO DE FORMA GRATUITA DIRETAMENTE NO SEU EMAIL

Grupo Studio Franquias Studio FiscalComo uma consultoria da Studio Fiscal pode ajudar sua empresa

Como uma consultoria da Studio Fiscal pode ajudar sua empresa


Em um cenário de recessão econômica, todas as empresas focam esforços para reduzir seus custos e aumentar seus lucros, mas enfrentam algumas dificuldades nessa missão. Nesse contexto, uma consultoria da Studio Fiscal pode ser a resposta.

Como? É o que você deve estar se perguntando, não é mesmo? A resposta é simples, apesar de o processo ser complexo: com a recuperação de créditos tributários e com o planejamento dessa área, certamente a carga de impostos em sua empresa diminuirá.

O objetivo da Studio Fiscal é analisar o setor tributário dos clientes e identificar os impostos pagos a maior, isto é, os valores extras, passíveis de serem recuperados dentro da lei, de forma administrativa, e não jurídica. Cerca de 95% das organizações pagam mais tributos do que deveriam. Quer saber mais? Neste post, vamos explicar como uma consultoria da Studio Fiscal pode refletir no desempenho. Confira!

Qual é a diferença entre consultoria fiscal e auditoria fiscal?

A Studio Fiscal presta serviços de consultoria fiscal, e não de auditoria fiscal interna. A diferença é que a auditoria fiscal interna requer uma frequência, um acompanhamento permanente da própria empresa para o cálculo de seus dados.

A consultoria da Studio Fiscal oferece soluções para questões específicas, relacionadas ao passado e ao futuro, indicando táticas tributárias que trarão um expressivo impacto no fluxo de caixa.

A consultoria não é obrigatória, mas extremamente necessária. Isso porque ela garante melhores resultados e influencia no valor patrimonial. Tanto que boa parte do mercado corporativo está investindo na formação de equipes para auditorias fiscais internas.

São departamentos que funcionam como um compliance tributário, tentando corrigir os erros do passado e evitando falhas na gestão de impostos no futuro. Assim, a organização consegue afastar os riscos de multas e de processos judiciais.

Lembre-se de que há milhares de tributos: federais, estaduais e municipais. Afora esse volume extenso, as leis que dispõem sobre eles estão sujeitas a alterações, e a organização tem a obrigação de acompanhar essas mudanças.

A consultoria da Studio Fiscal serve como suporte a essas equipes internas. Além disso, ela também orienta onde estão os incentivos e as isenções fiscais mais vantajosas, de acordo com sua atividade econômica. Dessa maneira, sua empresa leva estratégia para a gestão tributária, ou seja, começa a pagar impostos de forma mais perspicaz.

Como fazer uma auditoria fiscal internamente?

A auditoria fiscal interna é um instrumento com fins corretivos e preventivos. Ela ajuda a encontrar de forma antecipada as contingências tributárias. Acompanhe algumas dicas do que fazer para ter auditorias fiscais internas de qualidade na sua organização!

Mantenha a documentação necessária segura e acessível

A companhia precisa estabelecer um padrão para tratar seus documentos fiscais. Dois itens são básicos: segurança e pesquisa, sendo que esta tem que ser fácil e rápida.

Garanta integração entre as equipes

Um erro gravíssimo e muito comum na gestão tributária é a falta de comunicação entre o departamento contábil e o fiscal. Com a alta demanda de serviços nessas duas alas, a ausência de diálogo entre elas pode provocar distorções.

Adote um software de gestão especializado

Diante do volume descomunal de dados envolvidos no gerenciamento de impostos, muitas empresas têm apostado na tecnologia. A consultoria da Studio Fiscal dispõe de um software exclusivo para verificação dos créditos.

Esse programa faz mais de mil cruzamentos de documentações, em poucos segundos, comparando os impostos pagos nos últimos cinco anos com a legislação em vigor.

Quais são os principais erros no processo tributário?

Quando se fala em empresas pequenas, médias ou novas no mercado, um erro grave é a informalidade. Esse equívoco trará problemas com a Receita Federal mais cedo ou mais tarde.

Ainda sobre as companhias com esse perfil, é comum uma confusão entre o patrimônio e as despesas da organização em si com os bens e as dívidas de seus sócios ou acionistas. Isso provoca o desvirtuamento do cálculo dos tributos sobre o lucro — sendo um quadro comum em negócios de gestão familiar.

Já entre as empresas de grande porte ou mais consolidadas, é frequente uma resistência para buscar alternativas tributárias mais inteligentes. Essas organizações têm receio de operações jurídicas simples, o que encarece a carga de impostos.

Outro ponto crucial é o papel do contador para uma gestão tributária produtiva. Geralmente, esse profissional é uma peça importante, uma vez que costuma contar com a confiança dos empresários.

Infelizmente, muitos contadores não ajudam a flexibilizar certos procedimentos. Isso ocorre por falta de informação ou até mesmo porque eles se sentem ameaçados. O fato é que as empresas acabam impedidas de economizar com tributos quando seus contadores têm um perfil muito conservador.

O que levar em consideração durante uma consultoria fiscal?

Para aproveitar de fato os benefícios de uma consultoria fiscal, o segredo é uma excelente supervisão de toda a movimentação financeira. Nesse quesito, há três pontos importantíssimos. Confira!

Faturamento

É fundamental um controle adequado do faturamento porque há regimes de tributação que incidem sobre ele. Isso acontece até mesmo com as empresas pequenas e médias, que estão autorizadas a usar o Simples Nacional e o Lucro Presumido.

Um valor superestimado dos rendimentos traz grandes prejuízos com pagamentos de impostos. Já um cálculo muito abaixo do real pode resultar em problemas com o Fisco.

Custos

Mais um item relevante é o controle de custos. Muitas empresas fazem cálculos inexatos das despesas envolvendo serviços e produtos. É preciso um gerenciamento assíduo no estoque, o que muitas vezes não é feito.

Resultado líquido

A apuração correta do Resultado Líquido também é essencial. Para empresas que trabalham com o Regime de Apuração do Lucro Real, esse índice é imprescindível. Afinal, é sobre ele que será calculado o Imposto de Renda e a Contribuição Social. Por essa razão, uma contagem equivocada do Resultado Líquido acarreta riscos enormes.

Como a Studio Fiscal pode ajudar a sua empresa?

Muitos gestores não fazem ideia de que é possível gastar menos com impostos sem infringir a legislação. Nesse sentido, a revisão da Studio Fiscal ajuda a encontrar os créditos e as oportunidades perdidas.

Com esses serviços, os clientes conseguem reduzir a carga tributária e aplicar o que sobra em ações mais estratégicas para o negócio. A consultoria da Studio Fiscal é válida para ações do passado, do presente e do futuro.

Supermercados, indústrias, concessionárias, transportadoras, atacadistas e terceirizadas — como as de segurança e as de limpeza — são exemplos de companhias que podem se beneficiar dos serviços da Studio Fiscal.

Quais são as vantagens da consultoria da Studio Fiscal?

A Studio Fiscal tem 20 anos no mercado tributário e oferece um conjunto de soluções que pode ser adaptado a cada cliente. Nossa empresa também conta com profissionais peritos em impostos específicos, nas mais diversas áreas. Temos uma metodologia própria com índice de êxito de 99%. Conheça os principais diferenciais da Studio Fiscal!

Experiência e segurança

A Studio Fiscal já atendeu mais de 3 mil clientes, dos mais variados portes e áreas. A consultoria da Studio Fiscal disponibiliza, ainda, um seguro de responsabilidade civil para todos os trabalhos. Desse modo, você ganha mais tranquilidade e fica em dia com o Fisco.

Valor agregado

Uma empresa organizada nas questões contábeis e tributárias ganha mais confiança dos investidores e, dessa forma, consegue aumentar a cotação de suas ações, desde que siga os procedimentos apontados.

Estratégia preventiva

A Studio Fiscal mostra onde estão os passivos abertos para com o fisco Estadual e Federal. Também quantificamos esses montantes. É comum situações nas quais as empresas cometam erros graves em seus processos tributários, o que causa a geração de multas.

Com essa revisão completa, os clientes percebem não apenas os créditos como também os débitos. Saber o tamanho desse passivo é importante para que a organização se programe para quitá-lo, parcelá-lo ou para tomar a decisão que achar mais adequada.

Versatilidade e cobertura nacional

A Studio Fiscal disponibiliza cinco pacotes de serviços tributários. Afora isso, estamos entre as dez maiores fornecedoras do Brasil. São mais de 150 escritórios distribuídos estrategicamente nos principais municípios brasileiros. Conheça nossos produtos:

Como você pôde perceber, a consultoria da Studio Fiscal traz várias saídas para aquela velha necessidade de cortar seus custos. Com nossos serviços, você paga menos impostos dentro da lei.

Assim, será bem mais fácil começar a lucrar mais. O que achou do nosso conteúdo? Quer saber mais sobre o tema? Então, baixe gratuitamente nosso e-book sobre estudo tributário!


Redação Grupo Studio