RECEBA NOSSO CONTEÚDO DE FORMA GRATUITA DIRETAMENTE NO SEU EMAIL

Grupo Studio Franquias Studio FiscalComo descobrir meu perfil profissional? Saiba o que analisar

Como descobrir meu perfil profissional? Saiba o que analisar

Como descobrir meu perfil profissional? Saiba o que analisar

Não é segredo que o autoconhecimento é uma grande virtude para lidar com várias questões pessoais do cotidiano. Mas pouca gente sabe que essa capacidade de conhecer a fundo a própria personalidade também faz toda a diferença no ambiente corporativo.

E é justamente nesse contexto de trabalho cada vez mais subjetivo, dinâmico e inovador que surge a pergunta: como descobrir meu perfil profissional?

Responder a essa questão é o caminho para clarear todas as possibilidades da sua carreira, alargando horizontes e garantindo maior estabilidade financeira no negócio.

Além disso, quando você sabe exatamente qual o seu perfil de trabalho, fica muito mais fácil estabelecer suas próprias metas e traçar o percurso ideal para alcançá-las, empreendendo de forma segura e oferecendo serviços mais abrangentes e compatíveis com a sua clientela.

Quer saber como isso funciona? Então acompanhe este post com os 6 perfis profissionais mais comuns do universo corporativo e descubra em qual deles você se encaixa!

1. Compensadores

Transparência, foco e objetividade são as palavras-chave para profissionais de personalidade compensadora. Esses profissionais são movidos por um senso natural de justiça, sempre priorizando fazer o certo.

Por isso, os compensadores não têm dificuldade para repreender ações incorretas, além de nunca condescenderem com seus próprios erros. Eles se cobram muito para “andar na linha” e tendem a ser incorruptíveis.

2. Conselheiros

Em termos práticos, podemos dizer que os profissionais de perfil conselheiro são aqueles que ocupam os cargos de especialistas. Porém, além da especialização, os conselheiros costumam contar também com alguma dose de intuição na bagagem.

Isso é o que os faz enxergar todos os ângulos dos problemas e desenvolver diálogos produtivos com a equipe corporativa, de modo a indicar sempre a melhor saída para cada situação.

3. Provedores

Provedor ou superprotetor. Essas duas palavras são sinônimos quando se trata desse tipo de perfil profissional. Trabalhadores com essa personalidade possuem a virtude da empatia, sabendo colocar-se no lugar do outro e demonstrando interesse pelos problemas alheios, sempre prestativos para ajudar no que for preciso.

São bons ouvintes e solidários. Por isso, tendem a ser também bastante confiáveis. Porém, em meio à rotina corporativa, é preciso ter cuidado para que o provedor não caia no erro de “passar a mão na cabeça”. É preciso ter equilíbrio para discernir entre o certo e o errado e para delegar responsabilidades compatíveis com cada funcionário.

4. Influenciadores

Profissionais de perfil influenciador saem ganhando quando o assunto é controle emocional, autoconfiança e persuasão. Bastante objetivos, conseguem traçar metas claras e viáveis para solucionar as mais complexas questões corporativas. Por isso, costumam lidar muito bem com pessoas mais resistentes, incentivando-as ao longo do percurso.

Mas atenção: influenciador jamais deve significar manipulador. Todo cuidado é pouco para não deixar que sua vasta experiência ou seu potencial de convencimento se sobreponham às demandas coletivas.

5. Entusiastas

Entusiastas são líderes por natureza. Otimistas e bem-humorados, procuram guiar os funcionários de modo a enxergar o lado bom das coisas, quaisquer que sejam as adversidades do caminho. E o melhor: devido a seu autocontrole e inteligência emocional, nunca deixam a equipe encarar os problemas como maiores do que realmente são.

6. Empreendedores

Empreender: essa é a palavra de ordem. No contexto contemporâneo, no qual as práticas produtivas demandam cada vez mais criatividade e inovação, profissionais de perfil empreendedor saem na frente quando se trata de alavancar o próprio negócio, otimizar a produção e fidelizar clientes.

Os empreendedores possuem verdadeiro fascínio pelo desconhecido e, por isso, estão sempre buscando o que há de mais original em termos de tecnologias, práticas e linguagens.

Os riscos e as incertezas do processo funcionam como desafios para suas carreiras. Assim, cada vez que um desafio é superado, esse profissional sobe mais um degrau em busca de reconhecimento diante da sua clientela e também aos outros trabalhadores do ramo, os quais buscarão se inspirar nele.

Mas lembre-se: todo bom empreendedor é melhor ainda quando ama o que faz. Ou seja: se você está feliz na profissão que escolheu, já deu o primeiro passo para descobrir com exatidão qual o seu perfil profissional.

Continue firme nessa trajetória e inspire-se no nosso post com as 5 dicas infalíveis para empreender com sucesso!

 


Acesse nossos eBooks gratuitos:

Guia da Consultoria Tributária – A forma mais segura de sua empresa pagar menos impostos
Manual da gestão tributária: Guia prático para empresários

 


Redação Grupo Studio