RECEBA NOSSO CONTEÚDO DE FORMA GRATUITA DIRETAMENTE NO SEU EMAIL

Grupo Studio Franquias Studio FiscalÁrea tributária: 5 conceitos que todo gestor precisa dominar

Área tributária: 5 conceitos que todo gestor precisa dominar

Área tributária: 5 conceitos que todo gestor precisa dominar

Toda empresa possui responsabilidades ligadas à área tributária que devem ser cumpridas. Tais questões tendem a apresentar certa complexidade, pois envolvem pagamentos fiscais que devem ser efetuados corretamente, a fim de evitar erros capazes de prejudicar o desenvolvimento futuro da organização.

O profissional deve, portanto, estar adequadamente preparado para lidar com os processos de gerenciamento da área tributária.

Nesse contexto, é absolutamente necessário que os gestores dominem os conceitos que apresentamos ao longo deste artigo, conjugando-os a outros conhecimentos que auxiliem a eliminar riscos fiscais e a garantir o sucesso dos investimentos e dos negócios realizados. Boa leitura!

 

1. Alíquotas

As alíquotas se referem ao pagamento de um percentual determinado pela legislação tributária. Para saber quanto a sua empresa deve pagar, é necessário aplicar a base de cálculo do tributo em questão nesse percentual.

No caso de a sua empresa utilizar o sistema do Simples Nacional, as alíquotas já serão predefinidas, sendo estabelecidas de acordo com as atividades e o faturamento do seu negócio.

 

2. Taxas

As taxas são um tipo de tributo que funcionam como uma espécie de indenização paga ao Poder Público pelos serviços prestados ao setor. Aqui, não há equivalência com os montantes pagos pela prestação de serviços púbico (água, telefonia, energia elétrica etc.), pois se trata de uma cobrança de outra natureza, tal como a taxa de Registro de Comércio nas Juntas Comerciais.

 

3. Tributos federais

Entre os principais tributos federais a serem pagos pelas empresas destacam-se:

  • IRPJ (Imposto de Renda Pessoa Jurídica): corresponde ao lucro da empresa, adicionando uma alíquota de 15%, acrescida de mais 10% referente à parcela do lucro que exceda o valor mensal estipulado. O IRPJ é cobrado no ato do pagamento das faturas;
  • CSLL (Contribuição Social sobre o Lucro Líquido): cobrado de acordo com o lucro real, acrescido de 9% de alíquota;
  • COFINS (Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social) e PIS/PASEP (Programa de Integração Social/Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público): são cobranças calculadas sobre a receita bruta da empresa, nelas se inserem 3,65% de alíquota (3% de COFINS e 0,65% de PIS/PASEP);
  • IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados): esse tributo é recolhido em produtos industrializados. Há um valor por alíquotas para cada tipo de produto, variando, em geral, entre 10% a 12%.

4. Tributo estadual

O tributo estadual é o ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços), cobrado em todo o Brasil. No entanto, seu valor varia para cada estado.

O ICMS é uma contribuição feita para diferentes tipos de serviço, tais como telecomunicações, transportes interestaduais ou intermunicipais, importação, entre outros.

 

5. Tributo municipal

O ISS (Imposto sobre Serviços) um tributo feito para empresas de todos os segmentos e portes. Essa cobrança é estabelecida pela Lei Complementar nº 116/03. O valor mínimo da alíquota é de 2%, lastreado nos rendimentos brutos da empresa.

Para se manter em atividade e agir em conformidade com a legislação vigente, as empresas devem pagar impostos e tributos.

A contabilidade voltada à área tributária visa, entre outros elementos, explicitar e conferir os saldos, elaborando o balanço de todo o lucro do seu negócio. Assim, é possível evitar que a sua empresa pague tributos desnecessariamente, assegurando uma tributação justa e sem cobranças indevidas.

É uma excelente opção para fazer com que o seu negócio siga forte e rentável, evitando um erro muito comum para empresas iniciantes: não dar a devida atenção à área tributária.

Gostou do post? Então, entre em contato conosco e conheça as melhores soluções em auditoria fiscal e planejamento tributário para a sua empresa!

 


Acesse nossos eBooks gratuitos:

Guia da Consultoria Tributária – A forma mais segura de sua empresa pagar menos impostos
Manual da gestão tributária: Guia prático para empresários

 


Redação Grupo Studio