RECEBA NOSSO CONTEÚDO DE FORMA GRATUITA DIRETAMENTE NO SEU EMAIL

Grupo Studio Franquias Studio FiscalConheça 5 benefícios reais do planejamento tributário para empresas

Conheça 5 benefícios reais do planejamento tributário para empresas

Conheça 5 benefícios reais do planejamento tributário para empresas

O Planejamento Tributário para empresas é certamente a única maneira possível e dentro da lei que permite às pessoas jurídicas aliviar a pesada carga tributária brasileira. As estatísticas confirmam o que o dia a dia dos empreendedores já deixa claro: o pagamento de impostos consome uma elevada fatia do faturamento, chegando a representar incríveis 32,3% do Produto Interno Bruto nacional.

Conforme destacamos de início, somente o planejamento rigoroso em relação ao modo de pagar impostos pode mitigar tamanho impacto causado pela alta tributação. Os benefícios são diretos, como você poderá conferir a partir de agora!

 

 

1. Redução de custos

Tendo o planejamento tributário para empresas como referência, os custos fixos podem ser consideravelmente reduzidos, melhorando a saúde financeira como um todo.

Os custos percebidos no pagamento de impostos diminuem após algumas medidas, como a mudança de regime tributário. Pode ser que você acredite que o Simples é a única opção para o seu negócio, mas nem sempre isso se confirma.

Contudo, mudar de regime é algo que exige muita preparação, bem como a atuação direta de um contador ou o apoio de uma assessoria tributária.

 

2. Prevenção de autuações

A mão do fisco costuma ser bastante pesada com empresas que não observam os prazos para declaração de IRPJ ou que não cumprem com as obrigações acessórias. Você sabia que, caso uma empresa deixe de apresentar a Escrituração Contábil Digital (ECD) por mais de um ano, deve pagar multa de R$ 60 mil?

O descumprimento dessas obrigações é mais comum em empresas que não contam com profissionais dedicados a organizar e adequar o calendário de pagamentos de impostos e tributos. Sendo assim, há mais um motivo para você pensar seriamente em contar com uma equipe especializada.

 

3. Aumento da competitividade

Empresas que conseguem se planejar para pagar menos impostos deixam para trás um peso que, consequentemente, abre caminhos para novos investimentos em modernização e tecnologia.

Com menos impostos, seria maior a produção de alguns setores, como o industrial. A Indústria é, de longe, um dos segmentos mais prejudicados pela excessiva tributação, conforme apontam dados da Confederação Nacional da Indústria (CNI). Portanto, não dá para pensar em ser competitivo no mercado pagando impostos de forma indiscriminada.

 

4. Redução da burocracia

Outro desdobramento para lá de negativo causado pela tributação elevada é a burocracia. Exemplo disso é a má posição do Brasil no ranking mundial de tempo para abertura de empresas.

Esse é um ponto sensível, em que a necessidade de planejar se torna ainda maior. Se com organização a burocracia já representa um entrave, imagine como é nas empresas que abrem mão de uma postura preditiva?

 

5. Diminuição dos valores pagos

Ora, se destacamos tantas vantagens reais da ação de organizar o pagamento de impostos, não podemos deixar de citar o benefício mais perceptível de todos: a redução dos valores pagos ao fisco.

Em contrapartida, reduzir o montante destinado ao Leão é algo que exige a participação de profissionais com credibilidade e experiência em elaborar planejamento tributário para empresas. Afinal, pagar menos impostos não é o mesmo que sonegar, certo?

Ficou interessado em explorar as vantagens do planejamento tributário em seu negócio? Faça contato conosco agora mesmo! Teremos satisfação em conversar e ajudar sua empresa a prosperar!

 

Acesse nossos eBooks gratuitos:

Guia da Consultoria Tributária – A forma mais segura de sua empresa pagar menos impostos

 

Manual da gestão tributária: Guia prático para empresários


Redação Grupo Studio