RECEBA NOSSO CONTEÚDO DE FORMA GRATUITA DIRETAMENTE NO SEU EMAIL

Grupo Studio Franquias Studio Fiscal4 ferramentas de gestão indispensáveis para sua empresa

4 ferramentas de gestão indispensáveis para sua empresa

4 ferramentas de gestão indispensáveis para sua empresa

Na maioria das vezes, iniciar um empreendimento é um grande desafio e, para obter êxito, é necessário possuir organização e elaborar um bom planejamento organizacional. Porém, isso ainda não é tudo.

Na verdade, é preciso utilizar as ferramentas de gestão de qualidade, uma vez que é possível analisar a ineficiência e os aspectos negativos de um processo ou produto.

Você está curioso para conhecê-las? Vamos apresentar as 4 ferramentas de gerenciamento indispensáveis para a sua empresa. Confira!

Qual a importância da consultoria para o planejamento organizacional?

Hoje, os produtos ou serviços estão cada vez mais parecidos e os consumidores cada vez mais exigentes, concorda? Por esse motivo, o que define o sucesso de uma empresa é o preparo que ela tem para competir com a concorrência.

Para ajudar você nessa difícil tarefa, existe a consultoria estratégica. Por meio dela, é possível escolher as melhores ferramentas de gestão que servirão para subsidiar a tomada de decisão. Veja!

1. Análise SWOT

A análise de SWOT é uma ferramenta de gestão bastante utilizada pelas empresas, já que é possível avaliar o que foi proposto no planejamento estratégico.

Basicamente, ela consiste em identificar os pontos fracos e fortes de uma empresa, por meio dos seguintes conceitos:

  • forças: vantagens competitivas em relação à concorrência;
  • fraquezas: vulnerabilidades que podem comprometer o desempenho de sua empresa;
  • oportunidades: fatores internos e externos que podem influenciar as organizações;
  • ameaças: fator capaz de gerar risco para o negócio, como a abertura de uma empresa concorrente, por exemplo.

 

Faça revisão de tributos da sua empresa

 

2. Fluxograma

Refere-se à ferramenta de gestão utilizada para representar o fluxo e etapas que devem ser realizadas a partir de um processo. Na maioria das vezes, são usadas figuras geométricas e setas indicativas para guiar os usuários.

Em resumo, o fluxograma permite que toda a sistemática de um processo organizacional seja realizado da melhor maneira possível aumentando a produtividade do seu negócio.

3. Ciclo PDCA

Trata-se de uma ferramenta de gestão cujo objetivo é promover a melhoria contínua dos processos em uma empresa. Sendo assim, o motivo de sua implementação é compreender quais são as causas geradoras de falhas. Para isso, é necessário avaliar as seguintes etapas:

  • planejar: na primeira etapa, é preciso que as metas sejam traçadas para alcançar o objetivo definido;
  • executar: nessa fase, coloca-se o planejamento em prática. Portanto, é importante fazer um mapeamento de todo o processo que precisa ser feito;
  • checar: é o momento de analisar os resultados alcançados. Em outras palavras, observar se houve diferença no que foi planejado e executado;
  • agir: última etapa do ciclo PDCA. Aqui, as causas que resultaram no desvio do que foi planejado são identificadas, e as ações corretivas necessariamente serão tomadas.

Toda vez que um ciclo PDCA for concluído, outro começa e assim sucessivamente até que o nível de qualidade nos processos seja alcançado.

4. Canvas

A proposta do Canvas é conceder para as organizações o gerenciamento de projetos a partir de um modelo colaborativo e também uma forma de incentivar a participação de todos os aspectos que estão envolvidos no projeto.

A composição desse modelo é feita por meio das seguintes itens:

  • parceiros-chave;
  • atividades-chave;
  • recursos-chave;
  • relacionamento com clientes;
  • proposta de valor;
  • canais;
  • segmento de clientes;
  • estrutura de custos;
  • fluxo de receita.

Neste post, conhecemos as principais ferramentas de gestão. Agora, cabe a você escolher qual delas melhor se aplica em seu modelo de gestão. Enquanto algumas estão voltadas ao processo de qualidade, outras fazem parte do gerenciamento como um todo.

Esse conteúdo foi relevante para você? Ainda restam dúvidas sobre o assunto? Se sim, entre em contato com a nossa empresa, uma vez que seus questionamentos são os nossos também!

 


Acesse nossos eBooks gratuitos:

Guia da Consultoria Tributária: a forma mais segura da sua empresa pagar menos impostos
Manual da gestão tributária: guia prático para empresários


Redação Grupo Studio