RECEBA NOSSO CONTEÚDO DE FORMA GRATUITA DIRETAMENTE NO SEU EMAIL

Grupo Studio Franquias Studio Fiscal4 dicas infalíveis para aumentar os lucros da sua empresa

4 dicas infalíveis para aumentar os lucros da sua empresa

4 dicas infalíveis para aumentar os lucros da sua empresa

Em tempos de crise financeira é normal que todo empreendedor comece a se questionar e procurar formas de aumentar lucros da empresa.

Porém, grande parte dos empresários se limitam a tentar resolver esse problema simplesmente aumentando preços ou procurando novos clientes. No entanto, existem muitas outras formas de aumentar os lucros que podem ser mais eficientes do que aumentar os preços ou adquirir novos clientes.

Por isso, neste post, vamos apresentar 4 dicas infalíveis de como você pode aumentar lucros da sua empresa. Leia e entenda como é possível ajudar o seu negócio a continuar crescendo!

1. Conheça bem os clientes

Enquanto muitos acreditam que a principal forma de aumentar os lucros é conseguir novos clientes, é perfeitamente possível ter resultados muito positivos investindo em conhecer bem os seus clientes atuais.

Para isso, é preciso entender que atualmente a interação entre consumidores e marcas é extremamente importante. Os clientes desejam mais do que apenas uma relação unidirecional de compra e venda. Para fidelizar os clientes, é preciso que eles enxerguem na empresa uma aliada na solução de problemas.

Desse modo, conseguir dos clientes outras informações como localização, renda, ocupação, preocupações, perfil de consumo e tipos de conteúdo que consomem vai ajudar a entender mais como eles se comportam e a melhorar suas estratégias de venda.

Além disso, com uma boa investigação você consegue descobrir quanto em média gasta cada cliente. Assim, você pode definir melhor os preços a serem praticados, maximizando o poder de compra dos clientes e aumentando o seu lucro.

2. Diversifique os canais de venda e comunicação

Visto que a interação com os clientes é cada vez mais importante, é fundamental que a empresa trabalhe com vários canais de comunicação e vendas para aproximar-se deles e aumentar seus lucros.

As redes sociais, por exemplo, são uma ótima maneira de construir um relacionamento positivo com os clientes de forma espontânea. Investir em uma imagem que se associe a valores admirados por eles fará com que sintam que a sua empresa oferece um diferencial frente aos concorrentes.

Por meio das redes sociais você pode divulgar essa imagem e construir uma relação mais forte com os consumidores, servindo tanto para a apresentação de conteúdo e produtos, quanto como canal de venda.

Você também pode considerar investir em uma loja online, em um marketplace e em um site oficial para a empresa.

3. Acompanhe a concorrência

Observar as práticas e atividades dos seus concorrentes diretos pode trazer muitas informações relevantes para maximizar o seu lucro.

Você pode comparar preços para verificar diferenças que não se explicam, analisar as estratégias de marketing e ver o que você pode ou não copiar, e até mesmo descobrir novas tecnologias e ferramentas utilizadas para melhorar os processos.

Estudar os concorrentes também ajuda a prever tendências de mercado e como os clientes vão se comportar. Ou seja, períodos em que se vende mais, períodos em que não se vende bem e possíveis migrações para outros fornecedores.

4. Analise os custos empresariais

Uma das atividades mais importantes para qualquer empresa aumentar seu lucro é cortar e diminuir gastos.

Muito dinheiro pode estar sendo mal aplicado ou totalmente desperdiçado em processos desnecessários ou desatualizados, tanto em grandes como em pequenas e médias empresas.

Portanto, para uma otimização de gastos e possível maximização de lucros é necessário que a empresa faça um levantamento de todas as informações acerca dos processos que envolvem dinheiro.

Para isso, faça uma auditoria interna na qual sejam analisados os contratos com fornecedores e clientes, e os gastos com marketing, publicidade, atendimento e manutenção.

Com uma análise minuciosa, com certeza você encontrará gastos desnecessários que possam ser cortados, reduzidos ou investidos de forma mais eficiente. Dessa maneira, você potencialmente já estará aumentando a receita de empresa.

Atualmente, muitas novidades surgem a cada dia, então, se você quer aumentar lucros da empresa e deseja receber primeiro as informações mais importantes assine nossa newsletter e mantenha-se informado!

 


Acesse nossos eBooks gratuitos:

Guia da Consultoria Tributária – A forma mais segura de sua empresa pagar menos impostos
Manual da gestão tributária: Guia prático para empresários

 


Redação Grupo Studio