RECEBA NOSSO CONTEÚDO DE FORMA GRATUITA DIRETAMENTE NO SEU EMAIL

Grupo Studio Franquias Studio BrokersFusões e aquisições no Brasil bateram recorde em 2017

Fusões e aquisições no Brasil bateram recorde em 2017

Fusões e aquisições no Brasil bateram recorde em 2017

O recorde histórico foi batido em função do valor médio das transações. O último trimestre de 2017 registrou o maior número de transações do ano. Foram 246 compras e fusões no período – enquanto a média dos outros trimestres foi de 195. Com isso, o total de aquisições no ano passado chegou a 830 e superou em 12% o número de 2016.

Por conta da pressão dos escândalos de corrupção e das dívidas elevadas, conglomerados venderam importantes ativos, o que ajudou a aumentar o valor das operações de fusões e aquisições no Brasil em 2017 para 61,77 bilhões de dólares, alta de 33% sobre 2016. O valor médio das transações aumentou, já que o número de operações caiu de 615 para 544.

A perspectiva para esse ano é que haja uma movimentação positiva de fusões e aquisições, guiado pela recuperação da economia.

 

 

O Brasil deve continuar crescendo em número de transações de Fusões e Aquisições em 2018 e nos próximos anos, no embalo da recuperação econômica em curso. Fatores políticos e o andamento das reformas podem afetar esta retomada econômica.

“O mercado de M&A deve continuar aquecido por diversos fatores: investimento estrangeiro em infraestrutura, desinvestimento de multinacionais no país por conta da crise dos últimos anos, oportunidades de consolidação de operações no varejo, no setor financeiro e de tecnologia e aumento da demanda por serviços de saúde, por exemplo”. Comenta Irineu Cassel, gestor de Novos Negócios do Grupo Studio.

A queda acentuada nas taxas de juros e a busca por melhor remuneração do capital também estimula o investimento em ativos reais, o que leva a inúmeras oportunidades de captação de recursos para empresas em fase de expansão ou mesmo de saneamento financeiro. Irineu enfatiza que a busca de sinergias entre negócios concorrentes ou complementares, num ambiente cada vez mais competitivo, gera inúmeros negócios entre empresas pequenas e médias que nem sempre são captadas pelos radares que contabilizam as transações de M&A, mas que ocorrem diariamente estimuladas por consultorias especializadas como a Studio Brokers.

 


Acesse nossos eBooks gratuitos:

Guia da Consultoria Tributária – A forma mais segura de sua empresa pagar menos impostos
Manual da gestão tributária: Guia prático para empresários

 


Redação Grupo Studio